G1 Mundo

Real Madrid denuncia crimes de ódio e discriminação contra Vinícius Jr. ao Ministério Público espanhol

today22 de maio de 2023 15

Fundo
share close

Procurada pelo g1, a Procuradoria-geral espanhola disse que já abriu uma investigação formal sobre o caso.

“O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou denúncia correspondente à Procuradoria-Geral do Estado, especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e apuradas as responsabilidades”, declarou o clube madrilenho, em um comunicado.

Nesta manhã, o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, se reuniu com Vinícius Jr. na sede do clube madrilenho para comunicar ao jogador as ações do clube.



Além do Real Madrid, a Associação Espanhola de Futebol também acionou a Procuradoria-Geral espanhola.

‘Não existe racismo na Espanha’

Também nesta segunda, o presidente da La Liga, Javier Tebas, rebateu críticas feitas pelo brasileiro à liga espanhola, por se omitir diante de casos similares, e afirmou que “nem a Espanha, nem a La Liga são racistas”.

“É muito injusto dizer isso”, declarou Tebas. “Não podemos permitir que se manche a imagem de uma competição que é sobre o símbolo de união de povos, onde mais de 200 jogadores são de origem negra em 42 clubes que recebem em cada rodada o respeito e o carinho da torcida, sendo o racismo um caso extremamente pontual (9 denúncias) que vamos eliminar”.

Vinícius Jr. é vítima de racismo no futebol espanhol mais uma vez; governo brasileiro cobra providências

Vinícius Jr. é vítima de racismo no futebol espanhol mais uma vez; governo brasileiro cobra providências

Já o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luís Rubiales – que é a autoridade máxima do futebol na Espanha – defendeu Vinícius Jr. e afirmou que há, sim, um “problema com racismo em nosso país”. Ele pediu ainda que a CBF “ignore” as posições do presidente da La Liga, que chamou de “irresponsável”.

“Peço ao presidente da CBF que ignore o compartamento irresponsável da La Liga, que entra nas redes sociais em um enfrentamento com um jogador que horas antes recebeu insultos racistas”, declarou. “Enquanto haja um só torcedor que insulte por cor da pele, temos um grave problema”.

Racismo contra Vini Jr.: As respostas de clubes, cartolas e entidades esportivas têm sido insuficientes, diz Flávia Oliveira

Racismo contra Vini Jr.: As respostas de clubes, cartolas e entidades esportivas têm sido insuficientes, diz Flávia Oliveira

Após a partida, que terminou com a vitória do Valencia por 1 a 0, Vinícius Jr. se manifestou em suas redes sociais.

“A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas”, completou o jogador.

O caso também revoltou parte dos espanhóis. Muitos deles vêm se manifestando pelas redes sociais e cobrando o banco Santander, que patrocina a La Liga, uma posição sobre o episódio.

Procurada pelo g1, a Procuradoria-geral da Espanha ainda não havia se manifestado sobre a denúncia até a última atualização desta notícia.

Entenda a diferença entre racismo e injúria racial

Entenda a diferença entre racismo e injúria racial




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-tem-nova-edicao-do-projeto-caec-em-acao-no-sabado

Prefeitura de Guarujá

Guarujá tem nova edição do Projeto Caec em Ação no sábado

Evento é aberto à comunidade e vai acontecer no Caec João Paulo II, no Pae Cará (Vicente de Carvalho), das 8 às 14 horas A região de Vicente de Carvalho recebe no próximo sábado (27), a terceira edição do Projeto Caec em Ação. Com diversas ações de cidadania à população, a iniciativa vai acontecer no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) João Paulo II, na Rua Engenheiro Silvio Fernandes […]

today22 de maio de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%