G1 Santos

Receita e Polícia Federal apreendem 882 kg de cocaína no Porto de Santos

today2 de julho de 2024 6

Fundo
share close

A Receita e Polícia Federal frustraram a tentativa de envio de 882 quilos de cocaína ao exterior. A apreensão foi realizada no Porto de Santos (SP), o maior da América do Sul, nesta terça-feira (2). A droga estava escondida em um contêiner carregado com açúcar. De acordo com o órgão, essa foi a maior apreensão de entorpecentes no cais santista neste ano.

Segundo a Receita Federal, a cocaína foi armazenada em um dos 25 contêineres com 667 toneladas de açúcar com destino a Guiné, na África Ocidental. Antes de chegar ao país africano, no entanto, as caixas metálicas fariam baldeação no Porto da Antuérpia, na Bélgica.

A cocaína estava escondida em 20 sacos de ráfia [de polietileno] dentro de um dos contêineres, na tentativa de dificultar a fiscalização.



Os entorpecentes foram interceptados durante a execução de trabalhos de rotina de vigilância e repressão aduaneiras realizados por equipes da Alfândega de Santos.

Receita e Polícia Federal frustraram a tentativa de envio de 882 quilos de cocaína ao exterior através do Porto de Santos (SP) — Foto: Receita Federal/Divulgação

Após a confirmação da contaminação, a Polícia Federal foi acionada para os procedimentos de polícia judiciária e para realizar perícia no local dos fatos para a instauração de um inquérito policial.

De acordo com o órgão, são utilizados critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco, bem como a inspeção não invasiva por imagens de escâner para a seleção de cargas.

O trabalho busca garantir a agilidade das operações do comércio exterior e, ao mesmo tempo, coibir a prática de ilícitos aduaneiros no complexo portuário santista.

Outra ferramenta é a participação de cães farejadores da Receita Federal. Durante a operação, o cão de faro da Alfândega de Santos sinalizou positivamente à presença de drogas.

Cocaína estava escondida em um carregamento de 677 toneladas de açúcar — Foto: Polícia Federal/Divulgação

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tornozeleira-eletronica-‘dedura’-e-condenados-sao-presos-em-zonas-proibidas-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Tornozeleira eletrônica ‘dedura’ e condenados são presos em zonas proibidas no litoral de SP

Dois condenados que cumpriam pena com tornozeleiras eletrônicas foram presos em Santos, no litoral de São Paulo, após os aparelhos constatarem a localização deles em espaços proibidos pela Justiça. Conforme apurado pelo g1 nesta terça-feira (2), ambos estavam frequentando bares e espaços com provável comércio de substâncias ilícitas. De acordo com o Ministério Público de São Paulo (MP-SP), um dos réus cumpria pena por tráfico de drogas em liberdade quando […]

today2 de julho de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%