Prefeitura de Guarujá

Reciclagem de vidro cresce 58% em Guarujá

today15 de setembro de 2023 15

Fundo
share close

Neste mês, cerca de cinco toneladas foram recolhidas nos 15 Pontos de Entrega Voluntária exclusivos para o resíduo

Mais uma vez, Guarujá se destaca como modelo de sustentabilidade. Neste mês, a segunda coleta seletiva de vidro em 15 novos pontos exclusivos somou 4,7 toneladas, representando um crescimento de 58% em relação a julho. O bom resultado faz parte dos investimentos da Prefeitura e seus parceiros na conscientização do descarte adequado dos resíduos.

No início do segundo semestre deste ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, junto à Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), além das empresas Massfix e Verallia, firmaram um importante compromisso. Trata-se do desenvolvimento do Projeto ‘Vidro Vira Vidro’, com a instalação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) exclusivos para o descarte do resíduo que pode levar até 1 milhão de anos para se decompor.

Uma das estratégias do Município para continuar ampliando a logística reversa e a coleta seletiva é o investimento em conscientização junto a moradores e turistas. A campanha recente começou em agosto, com a sensibilização por abordagens educativas sobre o descarte correto do vidro e outros resíduos.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo de Sousa, os investimentos em educação e novos recursos são prioridades. “Trabalhamos arduamente para instruir a população quanto ao descarte correto não apenas do vidro, como dos demais resíduos sólidos e recicláveis. A exemplo, atualmente Guarujá e Vicente de Carvalho contam com 27 PEVs para comportar itens como plástico, papel e metais”, ressalta.



Até 800 quilos

Os PEVs recém-inaugurados comportam cerca de 800 quilos cada e se encontram em locais estratégicos, onde há comércios e, consequentemente, grande fluxo de moradores e visitantes. Quando cheios, a Massfix recebe um alerta para recolher os vidros e repassa à Verallia, que realiza o processo de logística reversa, a partir da produção de novos recipientes revendidos à indústria.

Onde encontrar os PEVs?

Para facilitar a identificação dos novos PEVs, um mapa virtual está disponível em https://bit.ly/3p2Xqif. Abaixo, também é possível conferir os endereços:

– Avenida Miguel Stéfano, 900 – Praia da Enseada;

– Avenida Miguel Stéfano, 1.686 – Praia da Enseada;

– Avenida Miguel Stéfano, 1.966 – Praia da Enseada;

– Avenida Miguel Stéfano, 4.710 – Praia da Enseada;

– Praça Prefeito Abílio dos Santos Branco – Enseada;

– Avenida Manuel Albino, 67 – Santa Rosa;

– Praça Ivete Vargas – Tombo;

– Avenida Prestes Maia, 330 – Praia do Tombo;

– Rua Emílio Portela, 285 – Astúrias;

– Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 1.870 – Praia de Pitangueiras;

– Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 325 – Praia de Pitangueiras;

– Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 367 – Praia de Pitangueiras;

– Praça Brigadeiro Faria Lima – Barra Funda;




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-tera-programacao-da-semana-nacional-de-transito-a-partir-de-segunda

Prefeitura de Guarujá

Guarujá terá programação da Semana Nacional de Trânsito a partir de segunda

Iniciativa tem o objetivo de promover uma cultura sólida de segurança nas vias A Prefeitura de Guarujá realiza por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP) a programação da Semana Nacional de Trânsito. A ação acontece de segunda-feira (18) a terça-feira (26) e vai contar premiações, palestras e cursos. Com o tema: “No trânsito, escolha a vida”, a mensagem educativa deste ano direciona as atividades para a mobilização […]

today15 de setembro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%