G1 Mundo

República Dominicana fecha fronteira com Haiti por disputa por rio; entenda crise de vizinhos de ilha no Caribe

today15 de setembro de 2023 10

Fundo
share close

Países vizinhos mantinham fronteiras abertas, mas governo dominicano se queixa de obras que uma empresa estatal haitiana faz para desviar águas de um rio comum para revendê-las. Haiti argumenta direito soberano de explorar recursos naturais.


Cidadãos hatianos fazem fila para deixar a República Dominicana após fechamento da fronteira entre os dois países, em 15 de setembro de 2023. — Foto: Octavio Jones/ Reuters



República Dominicana fechou nesta sexta-feira (15) as fronteiras que mantinha abertas com o vizinho Haiti. A medida é uma retaliação à construção de um canal por uma empresa haitiana que desviará as águas de um rio comum para revendê-las a agricultores locais.

O fechamento de todas as fronteiras aéreas, marítimas e terrestres entrou em vigor no início da manhã desta sexta e já provocou a saída em massa de centenas de haitianos que residem ou trabalham no país vizinho.

Desde o início do mês, o governo dominicano vem denunciando a obra, realizada por uma empresa privada do Haiti para canalizar as águas do rio Massacre, que se estende entre os dois países, e, segundo tratados, é de uso comum de ambos.

Após a canalização, a empresa venderá as águas a agricultores haitianos.

“É uma construção totalmente inadequada, sem qualquer tipo de engenharia, é uma provocação que este governo não vai aceitar“, declarou o presidente da República Dominicana, Luís Abinader.

O governo do Haiti alegou em um comunicado que o país “tem o direito soberano de decidir sobre a exploração de seus recursos naturais”. Também afirmou que um diálogo entre os países estava “em andamento” antes deste “anúncio unilateral” da República Dominicana.

A República Dominicana quer a construção de uma barragem no rio e uma “reunião bilateral do lençol freático para chegar a um acordo definitivo.

Desde o início da semana, o governo dominicano já vem restringindo a entrada de haitianos. Na segunda-feira, o Conselho de Segurança do país suspendeu a emissão de vistos a cidadãos do Haiti.

Santo Domingo fechou também a passagem de Dajabón, uma das mais importantes entre os dois países, onde também funciona um mercado binacional duas vezes por semana.

Crise política e humanitária

Haitianos observam local de construção de um canal no rio que divide o Haiti da República Dominicana, em Ouanaminthe, no nordeste do país, em 14 de setembro de 2023. — Foto: Octavio Jones

Investigação de morte do presidente do Haiti foi ponto inicial de ação da PF

Investigação de morte do presidente do Haiti foi ponto inicial de ação da PF

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

enchentes-na-libia-podem-ter-deixado-mais-de-20-mil-mortos:-‘o-mar-continua-trazendo-corpos’

G1 Mundo

Enchentes na Líbia podem ter deixado mais de 20 mil mortos: ‘O mar continua trazendo corpos’

O prefeito de Derna disse à emissora de TV saudita Al Arabiya que estimou que entre 18 mil e 20 mil morreram quando as duas barragens romperam, liberando um tsunami de água enquanto as pessoas dormiam. A população da cidade era de cerca de 100 mil habitantes. Ele afirmou ao canal que o cálculo do número de vítimas é baseado no número de comunidades destruídas pelas enchentes. Equipes de resgate […]

today15 de setembro de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%