Força da maré atingiu e destruiu parte da calçada da Ponta da Praia em Santos — Foto: Arminda Augusto
Uma forte ressaca que ocorreu na madrugada deste domingo (11), provocou danos na orla da praia de Santos, no litoral de São Paulo. Calçadas ficaram repletas de fissuras, canoas havaianas que ficam guardadas em frente a praia também foram danificadas e a água do mar entrou em prédios próximos à orla.
A prefeitura de Santos informou em nota que um trecho da calçada na orla da praia, próximo ao Aquário Municipal, cedeu após ser atingido pela ressaca do mar. “Uma equipe da Defesa Civil já vistoriou o local e a área está isolada e sinalizada. Não houve feridos e o reparo será executado”, ressaltou.
O meteorologista Franco Cassol afirma que uma frente fria acompanhada por uma massa de ar de origem polar chegou à Baixada Santista e elevou o nível da maré.
“Com a mudança de temperatura, a maré se elevou e a agitação marítima foi tomando força desde sábado (10). O primeiro pico de maré até agora foi na última madrugada. Por volta das 3h, as ondas superaram dois metros de altura”, afirmou o meteorologista da prefeitura de Santos, Franco Cassol.
Ressaca destruiu a calçada da orla da Ponta da Praia em Santos — Foto: Matheus Croce/g1 Santos
Os moradores que caminharam pela orla da Ponta da Praia, na manhã deste domingo, se depararam com vários danos causados pela ressaca. A força da água provocou fissuras e buracos nas calçadas.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou alguns trechos local com cavaletes. As raízes das árvores, localizadas na faixa de areia da praia, ficaram aparentes.
Raízes dos coqueiros ficaram à mostra após a ressaca que atingiu a praia de Santos — Foto: Arminda Augusto
A água também entrou em alguns prédios próximos a orla. Alguns objetos, parecidos com as bags de areia [barreira submersa para conter erosão], colocadas para reduzir a intensidade das ondas, foram parar na altura das pedras, junto à calçada.
A reportagem do g1 entrou em contato com o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Libório, que afirmou que o objeto fotografado não se trata de uma das bags. “Não há chance de ser um dos bags. O bag é preto e tem 20 metros de comprimento. Esse resíduo parece algum tipo de estofado ou algo parecido”, explicou.
Já o meteorologista alerta que ainda há previsão de novos picos de maré alta. “A agitação marítima segue entre hoje e amanhã. Os próximos períodos de máxima da maré serão neste domingo às 15h e na próxima madrugada, no máximo às 3h, com altura de até dois metros de maré na Baía de Santos”, disse Cassol.
Canoas foram destruídas pela ressaca do mar que atingiu a Ponta da Praia em Santos — Foto: Matheus Croce/g1 Santos
Ressaca com ondas de cerca de 2 metros destrói calçada e causa diversos danos na orla da Ponta da Praia em Santos — Foto: Matheus Croce/g1 Santos
Ressaca com ondas de cerca de 2 metros destrói calçada e causa diversos danos na orla da Ponta da Praia em Santos — Foto: Arminda Augusto
Publicar comentários (0)