G1 Mundo

Revista ‘The Economist’ é criticada após chamar trabalhadores da América Latina de ‘inúteis’

today14 de junho de 2023 5

Fundo
share close

A revista “The Economist” foi criticada após publicar um artigo chamando os trabalhadores da América Latina de “inúteis” na quinta-feira (8). Depois de receber acusações de xenofobia nas redes sociais, o veículo tentou amenizar a situação mudando o texto, chamando os latino-americanos de “improdutivos”.

A publicação, originalmente intitulada “Uma terra de trabalhadores inúteis”, agora aparece no site do veículo como “Por que os trabalhadores latino-americanos são tão notavelmente improdutivos?”. A alteração foi feita na sexta-feira (9), após diversos internautas e especialistas expressarem indignação nas redes sociais.

“Tendo seguido ‘The Economist’ por muito tempo, [acredito que] eles sabiam o que estão fazendo”, disse Alexander Aviña, professor associado de história na Universidade Estadual do Arizona, à NBC. “Existe um aspecto ‘caça-cliques’ neste título, neste argumento e no subtítulo, mas, ainda assim, acho que é incrivelmente insultante, objetivamente impreciso em vários níveis, e acho que é racista.”



Após alterar o título, os editores da publicação adicionaram uma observação ao texto.

“Mudamos [o título] para deixar claro que estamos analisando os custos sociais e econômicos da baixa produtividade. Nosso objetivo é chamar a atenção para as causas estruturais da baixa produtividade média do trabalho nos países latino-americanos, incluindo poderosos oligopólios que silenciam a concorrência e um grande setor informal que obriga muitas empresas a permanecerem na subescala”, afirma a revista.

“Como o artigo deixa claro, tudo isso está além do controle dos latino-americanos, cujos padrões de vida foram prejudicados. Terminamos com um apelo para uma melhor formulação de políticas.”

Ainda assim, como explicou Ignacio Sánchez Prado, professor de estudos latino-americanos na Universidade de Washington em St. Louis à NBC, “existe uma estrutura que menospreza os países latino-americanos a estereótipos”. “Artigos como este se partem dessa representação”, disse o especialista.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-crocodilo-de-3-metros-‘luta’-com-equipe-de-resgate-antes-de-ser-retirado-de-piscina-na-florida

G1 Mundo

VÍDEO: Crocodilo de 3 metros ‘luta’ com equipe de resgate antes de ser retirado de piscina na Flórida

Animal foi devolvido capturado e devolvido à natureza. Crocodilo de 3 metros é retirado de piscina na Flórida Uma equipe de resgate de animais da Flórida, nos Estados Unidos, foi chamada na madrugada de domingo (11) para retirar um crocodilo de 3 metros da piscina de uma casa. A mídia local informou que as autoridades foram chamadas a uma casa no vilarejo de Islamorada por volta das 2h depois que […]

today14 de junho de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%