Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
No mapa abaixo, é possível ver onde ficavam as duas barragens em relação à Derna.
As informações divulgadas pelo governo e órgãos líbios podem não ser precisas porque, desde 2011, o país está politicamente dividido entre leste e oeste. Por conta disso, os serviços públicos entraram em colapso. O governo internacionalmente reconhecido em Trípoli não controla as áreas orientais, o que dificulta a obtenção de dados na região. (Leia mais abaixo.)
Em 9 pontos, entenda a cronologia do evento climático:
Imagens de satélite mostram antes e depois da tempestade na Líbia
De acordo com a OMM, o medicane é um fenômeno meteorológico híbrido que exibe algumas características de um ciclone tropical e outras de uma tempestade de latitudes médias.
“Historicamente, a atividade desse tipo de tempestade atinge o pico entre setembro e janeiro”, afirma a OMM.
Com atuação similar à de um ciclone extratropical, ele leva esse nome porque ocorre sobre o Mediterrâneo e, visto a partir dos satélites, exibe uma formação de nuvens que se parecem com as de um “olho” de furacão.
O termo foi criado na década de 1980, quando satélites captaram imagens de padrões de nuvens que lembravam um furacão, com o formato de uma espiral, com um centro sem nuvens (o olho do furacão), ao redor do qual havia nuvens e chuva.
Por ocorrer sobre o Mar Mediterrâneo, o nome surgiu da mistura entre as palavras “Mediterrâneo e “furacão” em inglês (hurricane).
Ao contrário do que parece, o principal perigo desse tipo de ciclone não são os ventos, mas sim as chuvas torrenciais que ele provoca, o que explica as inundações.
Segundo Marcelo Martins, meteorologista do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), o Medicane atua como se fosse um ciclone.
“O que aconteceu na Líbia é um fenômeno que acontece muito naquela região porque o mar ali é muito quente. E chove muito, é como se tivesse tido um furacão, as características são praticamente as mesmas”, explica Martins.
Três dias antes, o centro meteorológico emitiu alertas sobre o evento climático extremo que se aproximava, notificando todas as autoridades governamentais para que tomassem medidas preventivas. As regiões que viriam a ser atingidas entraram em estado de emergência com base neste aviso.
Veja o momento em que enxurrada atingiu a cidade de Derna, na Líbia
Derna, no leste da Líbia, está entre as cidades mais atingidas pela tempestade. Além do grande acumulado de chuva, a região também enfrentou o rompimento de duas barragens.
Derna enfrentou um cenário de guerra após o rompimento das barragens do rio Wadi Derna. Edifícios inteiros desmoronaram, e carros amanheceram empilhados.
Em 2011, a Líbia foi dividida entre governos rivais após a queda de Muammar Kadhafi. A administração reconhecida pela ONU está baseada em Trípoli. No entanto, essa gestão não tem controle sobre o leste do país, que foi mais afetado pela tempestade.
Veja imagens da enchente que atingiu a cidade de Derna
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
O piloto disparou dois mísseis e, segundo a BBC apurou, errou o primeiro disparo. Segundo informações da época, os dois disparos haviam falhado. A Rússia alegou que o incidente, em setembro de 2022, foi causado por um “mau funcionamento técnico”. O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) aceitou publicamente a explicação russa. Mas agora três importantes fontes de defesa com conhecimento do incidente disseram à BBC que as comunicações […]
01:00 - 07:00
Waldir Nascimento
07:00 - 08:05
Paulinha Esteves
08:05 - 09:50
Publicar comentários (0)