O jornal “New York Times” afirmou que os serviços de inteligência dos EUA consideram que a Rússia está tentando desenvolver a tecnologia de uma arma nuclear antissatélite baseada no espaço.
Nesta terça-feira (20), o presidente Vladimir Putin afirmou que a Rússia é contra colocar armas no espaço, e o ministro de Defesa negou que o país esteja desenvolvendo a capacidade de enviar armas nucleares para o espaço.
“Nossa posição é clara e transparente: sempre fomos categoricamente contra o emprego de armas nucleares no espaço. Nós pedimos não só o respeito os acordos sobre esse tema, mas também queremos fortalecer esse trabalho (para impedir armas no espaço) “, disse Putin.
Putin afirmou que as atividades russas no espaço são semelhantes às atividades de outros países no espaço –inclusive as dos EUA, segundo ele.
Sergei Shoigu, o ministro da Defesa da Rússia, disse que não tem nenhum plano como o que as fontes não identificadas dos EUA afirmaram aos jornalistas.
“Primeiro, não tem nenhum projeto desses, de arma nuclear no espaço. Segundo, os EUA sabem que isso não existe”, afirmou ele.
Shoigu disse que o governo dos EUA, na verdade, quer assustar os deputados americanos por causa da guerra na Ucrânia. Isso porque o presidente Joe Biden quer repassar mais dinheiro para as forças ucranianas, mas os deputados americanos dizem que não pretendem autorizar mais verbas para esse fim. Para o ministro russo, o governo dos EUA vazou a história das armas no espaço para que os deputados votem como Biden quer.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)