Imagem mostra momento em que caça russo se aproxima de drone dos Estados Unidos sobre o Mar Negro, em 14 de março de 2023. — Foto: Comando dos EsU.S. European Command/Handout via Reuters
O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, condecorou os pilotos de dois caças Su-27 que interceptaram um drone dos EUA perto do espaço aéreo na campanha militar da Rússia na Ucrânia, disse seu ministério nesta sexta-feira (17).
O drone caiu no Mar Negro na terça-feira depois de ser interceptado por jatos russos, no primeiro encontro militar direto conhecido entre a Rússia e os Estados Unidos desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, um ano atrás.
Ao anunciar a premiação, o ministério repetiu a versão russa dos acontecimentos – contestada por Washington – de que os aviões russos não fizeram contato físico com o drone.
Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, durante evento em 4 de março de 2023 — Foto: Ministério da Defesa russo/Reprodução via REUTERS
Ele disse que o drone estava voando com seus transponders desligados e violando as restrições do espaço aéreo que a Rússia tornou públicas.
O Pentágono divulgou na quinta-feira um vídeo editado de 40 segundos (veja abaixo) mostrando um caça russo se aproximando de um drone militar dos EUA no ar, despejando combustível perto dele e uma hélice danificada no rescaldo. O principal general dos EUA disse que o incidente demonstrou o comportamento cada vez mais agressivo de Moscou.
Imagens mostram colisão de drone dos EUA com caça russo
Publicar comentários (0)