G1 Mundo

Rússia envia avião de guerra para ‘afugentar’ aeronave norueguesa

today10 de julho de 2024 3

Fundo
share close

O incidente, ocorreu no mar de Barents, trecho do Oceano Ártico cujo controle é dividido por Rússia e Noruega, que é membro da Otan.

O Ministério da Defesa da Rússia disse ter enviado um MIG-31, um dos mais de 1.000 aviões de combate russos, com capacidade para interceptar e destruir alvos em grandes altitudes.

Ainda de acordo com o ministério, a aeronave utilizada pela Noruega foi o Poseidon, avião de patrulha das Forças Armadas norueguesas. O governo russo disse que não houve violação da fronteira aérea por parte do avião norueguês.



Até a última ataulização desta reportagem, a Noruega ainda não havia se pronunciado sobre o caso, que acontece na semana em que os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) realizam uma cúpula em Washington, nos Estados Unidos, em que discutem a adesão da Ucrânia.

O presidente ucraninano, Volodymyr Zelensky, participa como convidado da cúpula, que também celebra os 75 de existência da aliança militar ocidental.

A Noruega também é membro da Otan, o que gera fortes tensões na região do Ártico desde o início da guerra na Ucrânia — a Rússia invadiu o país vizinho em retaliação à intenção de Kiev de integrar a aliança militar do Ocidente, cujas tropas podem intervir em um conflito no caso de invasão a um estado membro.

Desde 2022, a Rússia também já interceptou aviões da Otan que, segundo Moscou, faziam manobras perto de seu espaço aéreo.

Também nesta quarta, a Noruega anunciou a doação de caças de guerra para a Ucrânia, durante a cúpula da Otan. Os EUA também anunciaram o envio de mais armamentos para as tropas de Kiev.

Joe Biden anuncia novas armas de defesa para Ucrânia em cúpula da Otan

Joe Biden anuncia novas armas de defesa para Ucrânia em cúpula da Otan




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%