G1 Mundo

Rússia organiza eleições em territórios ocupados da Ucrânia

today1 de setembro de 2023 6

Fundo
share close

Nesta quinta-feira (31), essas autoridades começaram eleições regionais para escolher líderes do governo de ocupação dos “novos territórios”. As novas autoridades devem assumir no dia 10 de setembro.

  • Donetsk;
  • Luhansk;
  • Zaporizhizhia;
  • Kherson;

Além dessas quatro, a Rússia também controla a Crimeia, que o país invadiu em 2014.



Somadas, essas regiões representam cerca de um quinto do território ucraniano.

As autoridades da Ucrânia dizem que as eleições são ilegais e que o fato de haver votação é uma evidência de que não é possível haver negociação de paz.

Até agora, o governo russo havia escolhido quem eram os governadores das áreas que ocupou –eram políticos pró-Rússia e outros líderes locais.

Todos esses chefes temporários vão concorrer nas eleições.

A Rússia anunciou a anexação de várias regiões ucranianas em setembro de 2022, apesar das críticas das potências ocidentais, após uma votação de “referendos”, que não foram reconhecidos pela comunidade internacional.

Quase um ano depois, a Rússia controla parcialmente estas regiões, onde os combates são intensos.

A Ucrânia iniciou uma ampla contraofensiva em uma frente de batalha que se estende por quase 1.000 quilômetros e espera concretizar um grande avanço no sul, em Zaporizhzhia.

Em várias regiões da Rússia, a população comparecerá às urnas em 10 de setembro para escolher governadores, parlamentares regionais e representantes municipais.

As eleições não terão candidatos da oposição, pois as vozes críticas ao governo foram silenciadas desde o início da ofensiva na Ucrânia.

Os opositores mais famosos do presidente Vladimir Putin estão presos ou no exílio.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prigozhin-fez-alusao-a-ameacas-em-video-que-gravou-dias-antes-de-morrer

G1 Mundo

Prigozhin fez alusão a ameaças em vídeo que gravou dias antes de morrer

"Para aqueles que estão discutindo se estou vivo ou não... está tudo bem", diz ele no curto clipe divulgado no Telegram. O líder mercenário russo foi enterrado em um funeral em São Petersburgo na terça-feira (29/8), segundo sua equipe. Prigozhin e outras nove pessoas morreram após a queda de avião perto de Moscou, em 23 de agosto. O incidente gerou muitas especulações. O chefe do Wagner foi descrito por muitos […]

today1 de setembro de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%