G1 Mundo

Rússia reage a gesto ‘hostil’ da Áustria e expulsa quatro diplomatas

today17 de fevereiro de 2023 12

Fundo
share close

A Rússia anunciou, nesta quinta-feira (16), que expulsará quatro diplomatas austríacos, depois de Viena fazer o mesmo com quatro representantes russos este mês, um gesto classificado por Moscou como hostil e injustificado.

“Em resposta, quatro membros da Embaixada da Áustria na Rússia foram declarados ‘persona non grata’. Devem deixar o país até 23 de fevereiro”, declarou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em um comunicado.

O embaixador austríaco reagiu dizendo “lamentar esta decisão injustificada”, reforçando, porém, que esta medida não foi “uma surpresa”.



Também garantiu que a embaixada austríaca em Moscou continuará funcionando “pelos interesses dos cidadãos austríacos na Rússia e para manter abertos os canais de comunicação”.

Em 2 de fevereiro, a Áustria anunciou a expulsão de quatro diplomatas russos, dois deles credenciados nas Nações Unidas em Viena, após acusá-los de terem agido “de maneira incompatível com seu ‘status’ diplomático”.

Nesta quinta-feira, o governo russo denunciou uma “medida hostil e injustificada” que causou “graves danos às relações bilaterais, já em crise devido às ações do lado austríaco”.

O ministério também denunciou as “dificuldades na obtenção de vistos” para “delegações oficiais russas que visitam Viena para participarem de eventos multilaterais” e acusou a Áustria de minar seu “status” de “Estado imparcial e neutro de plataforma da diplomacia internacional”.

A Rússia tem um dispositivo diplomático na Áustria em nível bilateral, mas também por estar representada na ONU e perante a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Os especialistas consideram que a Áustria, país da Europa Central com 9 milhões de habitantes, é um local privilegiado de espionagem internacional desde a Guerra Fria.

Expulsões diplomáticas do país são incomuns.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guerra-na-ucrania:-baloes-militares-sao-avistados-em-kiev-em-dia-de-intensos-ataques-da-russia

G1 Mundo

Guerra na Ucrânia: balões militares são avistados em Kiev em dia de intensos ataques da Rússia

Homem caminha em praça central de Kiev em 31 de janeiro de 2023 — Foto: Daniel Cole/AP Disparados por terra e mar, os mísseis mataram uma mulher e atingiram infraestrutura crítica, segundo autoridades, que afirmaram também ter observado uma mudança na estratégia de guerra russa, em uma aparente referência aos balões avistados em Kiev. Ainda de acordo com as Forças Armadas ucranianas, a maioria dos artefatos foi abatida. Imagens que […]

today17 de fevereiro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%