G1 Mundo

Saiba o que é o Hezbollah, o grupo xiita do Líbano

today8 de novembro de 2023 6

Fundo
share close

Segundo os investigadores, os dois voltaram recentemente do Líbano, onde tiveram encontros com membros do grupo muçulmano xiita Hezbollah.

Além desses dois, há outros dois suspeitos que são procurados pela Interpol no Líbano por terem participado do mesmo plano.

Entenda abaixo o que é o grupo Hezbollah, que atua no Líbano.



Como o grupo se formou e o que faz?

No começo dos anos 1980, uma parte dos palestinos que combatiam o governo de Israel usavam o território do Líbano como base.

Israel chegou a invadir o país vizinho nessa época.

O grupo Hezbollah surgiu no Líbano para se opor à presença de israelenses no país. Hezbollah significa “Partido de Deus” em árabe. O grupo rapidamente se tornou aliado do maior país xiita da região, o Irã.

Israel só se retirou plenamente do Líbano no ano 2000, mas o Hezbollah permaneceu.

O Hezbollah também é um partido político legítimo –eles participam das eleições parlamentares e têm seus deputados.

Além disso, o Hezbollah também controla algumas partes do território libanês. Grosso modo, considera-se que o Hezbollah é um Estado dentro de Um Estado –eles providenciam serviços sociais

Em 2006, o grupo entrou em guerra com Israel. A guerra durou 34 dias. Mais de 1.100 libaneses morreram, segundo a Human Rights Watch. Além disso, oito soldados israelenses foram mortos, e outros dois, sequestrados.

Em 7 de outubro deste ano, após os ataques do Hamas, o Hezbollah começou a atacar Israel em solidariedade ao povo palestino.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cidadaos-de-31-paises-ja-tiveram-permissao-para-deixar-faixa-de-gaza;-veja-lista

G1 Mundo

Cidadãos de 31 países já tiveram permissão para deixar Faixa de Gaza; veja lista

O Brasil não está entre esses países. Um mês depois do início da guerra, um grupo de 34 brasileiros ainda aguarda autorização para deixar a zona de guerra por meio da passagem de Rafah, na fronteira do Egito com a região sul da Faixa de Gaza . Quando a saída de estrangeiros começou, o governo Lula (PT) previu que os brasileiros estariam nas primeiras listas de pessoas a deixarem a […]

today8 de novembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%