Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
O g1 levantou detalhes sobre a carreira dele, que foi goleiro profissional, jogou em 13 clubes brasileiros e foi convocado 11 vezes para defender a Seleção Brasileira (confira abaixo).
A Portuguesa Santista chegou até a semifinal da Série A2 do Campeonato Paulista, mas foi eliminada pelo Noroeste no domingo (7). Se avançasse à final, o time de Santos, no litoral de São Paulo, também conquistaria a vaga na elite do Paulistão em 2025.
Na manhã de segunda-feira (8), Sérgio sentiu dores no peito e foi caminhando até o hospital Frei Galvão, onde os médicos constataram que ele havia sofrido um infarto. O técnico precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para investigar o caso.
Abalado com a derrota, Sérgio Guedes não conteve as lágrimas durante a entrevista coletiva após o jogo, e pontou que a equipe tinha atingido o “limite” (veja o vídeo abaixo).
Vídeo mostra técnico chorando em coletiva antes de infartar após eliminação no Paulistão
Nascido em Rio Claro (SP), Ivanílton Sérgio Guedes, começou a carreira como goleiro nas categorias de base da Ponte Preta, onde foi promovido ao time profissional. Na equipe de Campinas (SP) permaneceu por seis anos. Entre 1984 e 1988, ele disputou 183 partidas.
A passagem pela Ponte Preta o levou ao Santos FC, onde permaneceu de 1989 a 1993. O bom desempenho à frente do gol santista o levou à Seleção Brasileira.
Sérgio Guedes como goleiro do Santos FC — Foto: Arquivo A Tribuna
Ele foi convocado em 11 oportunidades, tendo atuado como titular em um amistoso contra a seleção do resto do mundo, no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão, na Itália, em 1990. O Brasil, mesmo com Pelé, perdeu por 2 a 1 (leia mais abaixo).
Depois do Santos, por dois anos Sérgio Guedes defendeu a meta de outros grandes times do país, como: Goiás, Cruzeiro, Internacional, Botafogo e Lousano Paulista. Mas, em 1996, retornou ao Peixe.
O ex-goleiro e hoje treinador participou do último jogo de Pelé com a camisa amarelinha. Foi a partida contra o resto do mundo, em que a Seleção perdeu por 2 a 1 em 31 de outubro de 1990. Os gols foram marcados por Michel, Hagi e Neto para o Brasil.
A partida havia sido organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para comemorar os 50 anos justamente do Rei do Futebol, que jogou 43 minutos na despedida dele com a amarelinha.
A equipe era formada por novos jogadores, escolhidos pelo técnico Paulo Roberto Falcão, que havia assumido o time após a Copa do Mundo na Itália. Confira abaixo as escalações:
Sérgio Guedes com o Pelé — Foto: Arquivo A Tribuna
Brasil: Sérgio (Ronaldo); Gil Baiano (Bismarck), Paulão, Adílson (Cléber) e Leonardo (Cássio); César Sampaio, Donizete Oliveira (Luís Henrique), Cafu e Pelé (Neto); Charles (Valdeir) e Rinaldo (Careca Bianchezzi). Técnico: Paulo Roberto Falcão
Resto do Mundo: Goycoechea (Michel Preud’Homme), (N’Kono), (Higuita); Clijsters (Kunde), Júlio César, Ruggeri (Alejnikov) e De León (Detari); Michel (Calderón), Alemão (Basualdo), Martín Vasquez (Hagi) e Ancelotti (Francescoli); Van Basten (Stoichkov) e Roger Milla (João Paulo). Técnico: Franz Beckenbauer
Quando saiu do Santos, Sérgio passou pelo São José, Coritiba, América e Sãocarlense. Ele terminou a carreira como jogador em 2003, na Portuguesa Santista, clube onde começou a trajetória como treinador.
Sérgio Guedes passou pelo Santos FC duas vezes como goleiro — Foto: Arquivo A Tribuna
Logo depois se aposentar, em 2004, o ex-atleta foi anunciado pela Briosa para comandar a equipe santista. Em 2006, ele assumiu o comando do time de São Carlos e, em seguida, voltou para a Ponte Preta — desta vez, como técnico. Ele levou o clube para final do Campeonato Paulista em 2008.
Ele também treinou: Santo André, Bahia, Portuguesa, Americana, Red Bull Brasil, São Caetano, Sport, XV de Piracicaba, Ceará, Oeste, Santa Cruz, Mogi Mirim, Rio Claro e Água Santa.
Em 2017, Sérgio Guedes retornou à Portuguesa Santista. Em 2019, ele levou do time da Séria A3 para disputar a A2.
Depois de uma passagem pelo Água Santa de 2020 a 2022, ele voltou ao comando da Briosa, onde está até o momento.
Sérgio Guedes é treinador da Portuguesa Santista — Foto: Sílvio Luiz/Jornal A Tribuna
Com grande ligação com a Portuguesa Santista, Sérgio já teve quatro passagens pela Briosa. A primeira foi como goleiro e, depois, teve três vezes como treinador da equipe santista.
Esta última passagem foi marcada pela conquista do título da Copa Paulista em 2023, que recolocou o clube na Copa do Brasil após 20 anos. E, agora, com a semifinal da Série A2 do Paulistão, em que ele não conseguiu conter as lágrimas com a derrota contra o Noroeste (veja acima).
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Esse conselho terá nove membros (sete com direito a voto e dois observadores) e será integrado por representantes dos principais partidos do país, assim como do setor privado e da sociedade civil. O mandato está previsto para terminar em 7 de fevereiro de 2026, segundo o documento do acordo. O primeiro trabalho do conselho será justamente eleger um novo primeiro-ministro que, em colaboração com o conselho, designará o governo encarregado […]
Fabio Paschoal
19:00 - 21:00
Fabiano Farias
21:10 - 22:10
00:00 - 07:25
Publicar comentários (0)