G1 Santos

Saiba quem é Sérgio Guedes, o técnico que infartou após perder acesso para a elite do Paulistão nos pênaltis

today9 de abril de 2024 5

Fundo
share close

O g1 levantou detalhes sobre a carreira dele, que foi goleiro profissional, jogou em 13 clubes brasileiros e foi convocado 11 vezes para defender a Seleção Brasileira (confira abaixo).

A Portuguesa Santista chegou até a semifinal da Série A2 do Campeonato Paulista, mas foi eliminada pelo Noroeste no domingo (7). Se avançasse à final, o time de Santos, no litoral de São Paulo, também conquistaria a vaga na elite do Paulistão em 2025.

Na manhã de segunda-feira (8), Sérgio sentiu dores no peito e foi caminhando até o hospital Frei Galvão, onde os médicos constataram que ele havia sofrido um infarto. O técnico precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para investigar o caso.



Abalado com a derrota, Sérgio Guedes não conteve as lágrimas durante a entrevista coletiva após o jogo, e pontou que a equipe tinha atingido o “limite” (veja o vídeo abaixo).

Vídeo mostra técnico chorando em coletiva antes de infartar após eliminação no Paulistão

Vídeo mostra técnico chorando em coletiva antes de infartar após eliminação no Paulistão

Nascido em Rio Claro (SP), Ivanílton Sérgio Guedes, começou a carreira como goleiro nas categorias de base da Ponte Preta, onde foi promovido ao time profissional. Na equipe de Campinas (SP) permaneceu por seis anos. Entre 1984 e 1988, ele disputou 183 partidas.

Santos e Seleção Brasileira

A passagem pela Ponte Preta o levou ao Santos FC, onde permaneceu de 1989 a 1993. O bom desempenho à frente do gol santista o levou à Seleção Brasileira.

Sérgio Guedes como goleiro do Santos FC — Foto: Arquivo A Tribuna

Ele foi convocado em 11 oportunidades, tendo atuado como titular em um amistoso contra a seleção do resto do mundo, no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão, na Itália, em 1990. O Brasil, mesmo com Pelé, perdeu por 2 a 1 (leia mais abaixo).

Depois do Santos, por dois anos Sérgio Guedes defendeu a meta de outros grandes times do país, como: Goiás, Cruzeiro, Internacional, Botafogo e Lousano Paulista. Mas, em 1996, retornou ao Peixe.

O ex-goleiro e hoje treinador participou do último jogo de Pelé com a camisa amarelinha. Foi a partida contra o resto do mundo, em que a Seleção perdeu por 2 a 1 em 31 de outubro de 1990. Os gols foram marcados por Michel, Hagi e Neto para o Brasil.

A partida havia sido organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para comemorar os 50 anos justamente do Rei do Futebol, que jogou 43 minutos na despedida dele com a amarelinha.

A equipe era formada por novos jogadores, escolhidos pelo técnico Paulo Roberto Falcão, que havia assumido o time após a Copa do Mundo na Itália. Confira abaixo as escalações:

Sérgio Guedes com o Pelé — Foto: Arquivo A Tribuna

Brasil: Sérgio (Ronaldo); Gil Baiano (Bismarck), Paulão, Adílson (Cléber) e Leonardo (Cássio); César Sampaio, Donizete Oliveira (Luís Henrique), Cafu e Pelé (Neto); Charles (Valdeir) e Rinaldo (Careca Bianchezzi). Técnico: Paulo Roberto Falcão

Resto do Mundo: Goycoechea (Michel Preud’Homme), (N’Kono), (Higuita); Clijsters (Kunde), Júlio César, Ruggeri (Alejnikov) e De León (Detari); Michel (Calderón), Alemão (Basualdo), Martín Vasquez (Hagi) e Ancelotti (Francescoli); Van Basten (Stoichkov) e Roger Milla (João Paulo). Técnico: Franz Beckenbauer

Aposentadoria como jogador

Quando saiu do Santos, Sérgio passou pelo São José, Coritiba, América e Sãocarlense. Ele terminou a carreira como jogador em 2003, na Portuguesa Santista, clube onde começou a trajetória como treinador.

Sérgio Guedes passou pelo Santos FC duas vezes como goleiro — Foto: Arquivo A Tribuna

Logo depois se aposentar, em 2004, o ex-atleta foi anunciado pela Briosa para comandar a equipe santista. Em 2006, ele assumiu o comando do time de São Carlos e, em seguida, voltou para a Ponte Preta — desta vez, como técnico. Ele levou o clube para final do Campeonato Paulista em 2008.

Ele também treinou: Santo André, Bahia, Portuguesa, Americana, Red Bull Brasil, São Caetano, Sport, XV de Piracicaba, Ceará, Oeste, Santa Cruz, Mogi Mirim, Rio Claro e Água Santa.

Em 2017, Sérgio Guedes retornou à Portuguesa Santista. Em 2019, ele levou do time da Séria A3 para disputar a A2.

Depois de uma passagem pelo Água Santa de 2020 a 2022, ele voltou ao comando da Briosa, onde está até o momento.

Sérgio Guedes é treinador da Portuguesa Santista — Foto: Sílvio Luiz/Jornal A Tribuna

Com grande ligação com a Portuguesa Santista, Sérgio já teve quatro passagens pela Briosa. A primeira foi como goleiro e, depois, teve três vezes como treinador da equipe santista.

Esta última passagem foi marcada pela conquista do título da Copa Paulista em 2023, que recolocou o clube na Copa do Brasil após 20 anos. E, agora, com a semifinal da Série A2 do Paulistão, em que ele não conseguiu conter as lágrimas com a derrota contra o Noroeste (veja acima).

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

haiti-sem-governo:-lideres-politicos-fazem-acordo-para-formar-conselho-de-transicao

G1 Mundo

Haiti sem governo: líderes políticos fazem acordo para formar conselho de transição

Esse conselho terá nove membros (sete com direito a voto e dois observadores) e será integrado por representantes dos principais partidos do país, assim como do setor privado e da sociedade civil. O mandato está previsto para terminar em 7 de fevereiro de 2026, segundo o documento do acordo. O primeiro trabalho do conselho será justamente eleger um novo primeiro-ministro que, em colaboração com o conselho, designará o governo encarregado […]

today9 de abril de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%