G1 Santos

Samu de Guarujá, SP, recebeu 11% de chamados falsos em 2022

today30 de janeiro de 2023 15

Fundo
share close

Prefeitura alerta que passar trote a serviços de emergência é crime e alerta que em fevereiro atendimentos costumam triplicar.


Prefeitura de Guarujá, SP, alerta para alto índice de trotes ao Samu — Foto: Helder Lima/Prefeitura de Guarujá



A Prefeitura de Guarujá, no litoral de SP, informou que 11% das ligações recebidas pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) em 2022 foram trotes. A administração municipal ressaltou que a “brincadeira sem graça” é crime previsto em lei (veja mais abaixo).

De acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira (30) pelo município, foram 20 mil chamados, sendo 2.200 destes mil falsos. Ao expor a situação, a prefeitura pede pela conscientização da população.

O alerta neste momento, segundo a prefeitura, visa evitar maiores transtornos em fevereiro, época de carnaval, e período em que o Samu costuma receber três vezes mais chamados.

Os profissionais do Samu podem ser acionado pelo número 192. Eles estão preparados para atender casos de urgência e emergência.

A Prefeitura de Guarujá ressalta que é crime fazer ligações falsas a serviços de emergência. De acordo com o artigo 266 do Código Penal Brasileiro, é ilegal interromper ou perturbar serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento. A ação prevê pena de detenção de até três anos e multa.

Trotes contra o Samu são considerados crimes e estão previstos em Lei — Foto: Helder Lima/Prefeitura de Guarujá

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-guaruja-tem-sete-vagas-de-emprego-nesta-terca-feira-(31)

Prefeitura de Guarujá

PAT Guarujá tem sete vagas de emprego nesta terça-feira (31)

Abaixo, veja as exigências de cada chance e como concorrer a cada uma delas 03 vagas – Vendedor Externo Experiência: 3 meses sem comprovação em carteira.                                   Escolaridade: Ensino Médio Incompleto 01 vaga – Vendedor Interno (Para candidato PCD) Experiência: 6 meses sem comprovação em carteira                           Escolaridade: Ensino Médio Completo Obs.: Exclusivamente para candidatos PCD 01 vaga – Eletricista Experiência: 6 meses com comprovação em carteira                                   Escolaridade: Ensino Fundamental Completo 01 vaga – Porteiro Experiência: 6 meses com comprovação em carteira Escolaridade: Ensino Médio Completo Obs.: Curso de Porteiro 01 vaga – Vigilante Experiência: 6 meses com comprovação em carteira Escolaridade: Ensino Médio […]

today30 de janeiro de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%