A Campanha Julho Amarelo da Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, está fazendo um alerta para as hepatites dos tipos A, B e C que são transmitidas por vírus. Para o diagnóstico, o grande aliado é o teste rápido feito em apenas 15 minutos e com uma gotinha de sangue do dedo, onde é possível identificar a presença da doença e iniciar o tratamento o mais rápido possível.
Os interessados em fazer a testagem terão três oportunidades durante o mês de julho. A primeira será no dia 8, das 9h às 13h, no Ambulatório de Especialidades Nelson Teixeira, a segunda organizada para o dia 15, das 11h às 15h, no Jardim Botânico Chico Mendes e a população poderá comparecer ainda no dia 22, das 13h às 17h, no Parque Roberto Mário Santini (Quebra-Mar).
De acordo com o Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas de Santos (CCDI), a Campanha Julho Amarelo já é tradicional e bastante eficaz em seu propósito que é tornar as hepatites virais mais conhecidas, promover prevenção e, no caso das hepatites B e C, o diagnóstico precoce por meio do teste rápido.
Atualmente, cerca de 400 pacientes encontram-se em tratamento para hepatite B e cerca de 1 mil tratam a hepatite C, em Santos.
Segundo a administração municipal, a hepatite é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas em sua fase inicial. Quanto mais cedo for descoberta, melhor a perspectiva de cura sem sequelas.
São doenças que causam transtornos leves, moderados ou graves ao fígado. A hepatite A é transmitida por via fecal-oral por meio de água e alimentos contaminados. Já os tipos B e C por relações sexuais desprotegidas e pelo sangue, por meio compartilhamento de seringas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes.
Podem ser transmitidas também da mãe para o bebê.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)