G1 Santos

Santos analisa conceder transporte público gratuito no 2° turno das eleições

today22 de outubro de 2022 7

Fundo
share close

Defensoria Pública do Estado de São Paulo encaminhou uma recomendação ao município, que sugere que sejam adotadas medidas necessárias para ofertar a isenção de tarifa.

Santos, SP, analisa conceder transporte público gratuito no 2° turno das eleições — Foto: Prefeitura de Santos/Divulgação



A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, analisa conceder transporte público gratuito no segundo turno das eleições, que acontece no próximo dia 30. A Defensoria Pública do Estado de São Paulo recomendou ao município a medida após a orientação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a oferta do serviço gratuito as prefeituras e empresas concessionárias.

Além de Santos, as prefeituras de São Paulo, Ribeirão Preto, Mogi das Cruzes e Franca também receberam a recomendação da Defensoria. O objetivo é diminuir a taxa de abstenção de 21,62% do Estado no primeiro turno das eleições, que foi maior entre as pessoas de baixa renda e menos escolarizadas.

A instituição destacou o empobrecimento da população nos últimos anos, que impôs dificuldades aos eleitores pobres para custeio do próprio deslocamento às seções de votação. Por isso, a Defensoria recomenda ao Estado e aos municípios citados que adotem medidas necessárias para a isenção de tarifa para os passageiros.

Por meio de nota, a Prefeitura de Santos confirmou que analisa a orientação e acrescentou ainda que, como no primeiro turno, o transporte público sofrerá alterações. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) organizará mudanças em itinerários nas vias onde se localizam os cartórios eleitorais da Cidade. O esquema de trânsito especial será divulgado na próxima semana.

As demais cidades da Baixada Santista não devem oferecer o transporta gratuito no dia da eleição, com exceção de Mongaguá. Na cidade, o transporte gratuito será apenas para a população das fazendas Água Branca e Itaóca. Além disso, haverá reforço das linhas para as regiões mais afastadas.

As prefeituras de Itanhaém e Peruíbe disseram que realizam uma análise para ofertar a gratuidade da tarifa aos usuários do transporte público municipal no segundo turno eleitoral. Assim como Santos, a decisão do posicionamento dessas cidades será definido nos próximos dias.

Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande e São Vicente afirmaram que não irão oferecer transporte público gratuito no dia das eleições.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

camara-de-santos,-sp,-aprova-projeto-de-lei-que-estimula-cultura-periferica

G1 Santos

Câmara de Santos, SP, aprova projeto de lei que estimula cultura periférica

Com a medida, segmentos culturais típicos das periferias serão fomentados com recursos. Câmara de Santos, SP, aprova Projeto de Lei que estimula cultura periférica na cidade — Foto: Marcelo Martins A Câmara Municipal de Santos, no litoral de São Paulo, aprovou um projeto de lei que estimula a cultura periférica na cidade. Com a medida, o hip hop, rap, funk, pagode, samba, reggae, arte urbana, grafite e outras expressões artísticas […]

today22 de outubro de 2022 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%