G1 Santos

Santos bate 42,3ºC e registra o dia mais quente do ano com praias lotadas

today18 de novembro de 2023 9

Fundo
share close

Com 42,3ºC, a cidade de Santos, no litoral de São Paulo, registrou o dia mais quente do ano, neste sábado (18). De acordo com a prefeitura, a medição foi feita em uma estação meteorológica da Defesa Civil do município, no bairro São Manoel.

Às 15h10, de acordo com o meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, a sensação térmica foi de 48,5°C, no bairro São Manoel.

“A sensação térmica atingiu um nível tão alto por causa desse vento abafado. Essa sensação de abafamento que está acontecendo […] potencializou ainda mais”, explicou Cassol.



O diretor científico da Organização Não Governamental (ONG) Amigos da Água, Rodolfo Bonafim, registrou números ainda maiores neste sábado. Segundo ele, a sensação térmica estimada foi de 54ºC com umidade do ar de 44%. O registro foi feito às 11h59, na estação meteorológica da instituição, nos bairros Marapé e Vila Belmiro.

Bonafim acrescentou que a sensação térmica é calculada a partir da junção de uma série de variáveis como temperatura, vento e umidade relativa do ar. A estação meteorológica da ONG conta com equipamentos eletrônicos para medir esses dados.

Santos registra o dia mais quente do ano neste sábado (18) — Foto: Silvio Luiz/A Tribuna Jornal

No Centro de Santos, os termômetros chegaram a marcar 41ºC. Já na orla da praia, alguns equipamentos registraram 45ºC.

Com as altas temperaturas, moradores e turistas correram para as praias de Santos. O mar ficou lotado de banhistas. Já a areia ficou coberta por guarda-sóis.

Além dos moradores, muitos turistas vieram passar o feriado prolongado da Consciência Negra nas praias da Baixada Santista. Até 320 mil veículos devem seguir em direção ao litoral de São Paulo, pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), entre os dias 17 e 20 de novembro, segundo a concessionária Ecovias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de tempestades na região da Baixada Santista, a partir da meia noite deste sábado (18). No entanto, a previsão é que algumas cidades da região registrem temperaturas superiores aos 40°C.

Segundo o Inmet, nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas são esperadas em toda região durante o final de semana. Já na segunda-feira (20), a temperatura máxima prevista em Guarujá é de 26°C.

Sensação térmica e temperatura

A sensação térmica não é a mesma coisa que temperatura. O g1 reuniu algumas definições apontadas por técnicos na tentativa de explicar a diferença. De acordo com os especialistas:

Quando a temperatura e a umidade do ar estão muito altas, a soma destes fatores leva ao conceito de sensação térmica, que geralmente é muito maior do que o calor registrado nos termômetros, a temperatura.

A temperatura é o que o aparelho de medição registra e a sensação térmica é o que o corpo humano de fato sente nas condições de um lugar em um determinado momento, portanto, não é importante para a análise do clima e não tem utilidade como marco científico.

Com maior temperatura de 2023, moradores e turistas lotam as praias de Santos (SP) — Foto: Silvio Luiz/A Tribuna Jornal

Efeitos do calor no corpo

Quando a temperatura corporal medida na axila está acima de 40 ºC, a vida humana está sob risco.

  • O corpo tende a se estressar tentando baixar a temperatura;
  • os vasos sanguíneos se dilatam (abrem) para tentar trocar o calor interno com o ambiente externo;
  • com mais sangue perto da pele, ela fica mais vermelha;
  • há maior transpiração para tentar perder calor com a evaporação do suor;
  • com o aumento do suor, há perda de minerais e o corpo pode sentir câimbras;
  • pode haver desidratação, que causa diminuição do raciocínio e o tempo de reação;
  • com a vasodilatação, é possível sentir fraqueza: o sangue chega com pouca pressão no cérebro
  • com pouco sangue, o cérebro tem baixa troca de oxigênio
  • o quadro pode levar ao desmaio ou convulsão

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

inmet-e-defesa-civil-fazem-alerta-para-temporal-com-granizo-e-ventos-de-ate-100-km/h-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Inmet e Defesa Civil fazem alerta para temporal com granizo e ventos de até 100 km/h no litoral de SP

Há risco de alagamento, corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores. Veja as recomendações da Defesa Civil. Defesa Civil prevê rajadas de vento no litoral de SP — Foto: Bruno Miani/Arquivo A Tribuna Jornal O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo para tempestade neste fim de semana na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. A previsão indica chuva, rajadas de vento […]

today18 de novembro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%