Com 42,3ºC, a cidade de Santos, no litoral de São Paulo, registrou o dia mais quente do ano, neste sábado (18). De acordo com a prefeitura, a medição foi feita em uma estação meteorológica da Defesa Civil do município, no bairro São Manoel.
Às 15h10, de acordo com o meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, a sensação térmica foi de 48,5°C, no bairro São Manoel.
“A sensação térmica atingiu um nível tão alto por causa desse vento abafado. Essa sensação de abafamento que está acontecendo […] potencializou ainda mais”, explicou Cassol.
O diretor científico da Organização Não Governamental (ONG) Amigos da Água, Rodolfo Bonafim, registrou números ainda maiores neste sábado. Segundo ele, a sensação térmica estimada foi de 54ºC com umidade do ar de 44%. O registro foi feito às 11h59, na estação meteorológica da instituição, nos bairros Marapé e Vila Belmiro.
Bonafim acrescentou que a sensação térmica é calculada a partir da junção de uma série de variáveis como temperatura, vento e umidade relativa do ar. A estação meteorológica da ONG conta com equipamentos eletrônicos para medir esses dados.
Santos registra o dia mais quente do ano neste sábado (18) — Foto: Silvio Luiz/A Tribuna Jornal
No Centro de Santos, os termômetros chegaram a marcar 41ºC. Já na orla da praia, alguns equipamentos registraram 45ºC.
Com as altas temperaturas, moradores e turistas correram para as praias de Santos. O mar ficou lotado de banhistas. Já a areia ficou coberta por guarda-sóis.
Além dos moradores, muitos turistas vieram passar o feriado prolongado da Consciência Negra nas praias da Baixada Santista. Até 320 mil veículos devem seguir em direção ao litoral de São Paulo, pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), entre os dias 17 e 20 de novembro, segundo a concessionária Ecovias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de tempestades na região da Baixada Santista, a partir da meia noite deste sábado (18). No entanto, a previsão é que algumas cidades da região registrem temperaturas superiores aos 40°C.
Segundo o Inmet, nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas são esperadas em toda região durante o final de semana. Já na segunda-feira (20), a temperatura máxima prevista em Guarujá é de 26°C.
Sensação térmica e temperatura
A sensação térmica não é a mesma coisa que temperatura. O g1 reuniu algumas definições apontadas por técnicos na tentativa de explicar a diferença. De acordo com os especialistas:
Quando a temperatura e a umidade do ar estão muito altas, a soma destes fatores leva ao conceito de sensação térmica, que geralmente é muito maior do que o calor registrado nos termômetros, a temperatura.
A temperatura é o que o aparelho de medição registra e a sensação térmica é o que o corpo humano de fato sente nas condições de um lugar em um determinado momento, portanto, não é importante para a análise do clima e não tem utilidade como marco científico.
Com maior temperatura de 2023, moradores e turistas lotam as praias de Santos (SP) — Foto: Silvio Luiz/A Tribuna Jornal
Efeitos do calor no corpo
Quando a temperatura corporal medida na axila está acima de 40 ºC, a vida humana está sob risco.
- O corpo tende a se estressar tentando baixar a temperatura;
- os vasos sanguíneos se dilatam (abrem) para tentar trocar o calor interno com o ambiente externo;
- com mais sangue perto da pele, ela fica mais vermelha;
- há maior transpiração para tentar perder calor com a evaporação do suor;
- com o aumento do suor, há perda de minerais e o corpo pode sentir câimbras;
- pode haver desidratação, que causa diminuição do raciocínio e o tempo de reação;
- com a vasodilatação, é possível sentir fraqueza: o sangue chega com pouca pressão no cérebro
- com pouco sangue, o cérebro tem baixa troca de oxigênio
- o quadro pode levar ao desmaio ou convulsão
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)