Exposição na Igreja Evangélica de Confissão Luterana destaca a relação dos alemães e seus descendentes com Santos, no litoral de São Paulo. — Foto: Silvio Luiz/ Jornal A Tribuna
A Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), no litoral de São Paulo, oferece até o fim de julho, a exposição ‘Brasil e Alemanha, 200 anos de História – A presença alemã em Santos’. A entrada é gratuita.
As escolhas das imagens que compõem a mostra foram feitas pela equipe do Fams em pesquisa no acervo da própria fundação e da Igreja Luterana.
As imagens destacam a relação dos alemães e os descendentes com Santos, cidade que já recepcionou imigrantes de inúmeras nacionalidades.
Influência da imigração alemã
Desde o século 16, registros mostram as referências do povo germânico na história do país e da região, como o Engenho São Jorge dos Erasmos, no Porto de Santos, e o bairro Alemoa.
Além disso, em Santos já teve uma escola alemã na Praça dos Andradas, o Clube Germânia na antiga Rua do Rosário [hoje Rua João Pessoa] e um cemitério para protestantes.
As histórias sobre estes locais estão à mostra na exposição, que pode ser conferida na Igreja Evangélica de Confissão Luterana, na Avenida Francisco Glicério, 626, no bairro José Menino, aos domingos, das 9h às 12h, e às quintas-feiras, das 19h às 21h.
Publicar comentários (0)