G1 Santos

Santos comemora os 200 anos da imigração alemã no Brasil

today6 de julho de 2024 3

Fundo
share close

Exposição celebrará a imigração do povo germânico e poderá ser vista na Igreja Evangélica de Confissão Luterana, no bairro José Menino, em Santos.


Exposição na Igreja Evangélica de Confissão Luterana destaca a relação dos alemães e seus descendentes com Santos, no litoral de São Paulo. — Foto: Silvio Luiz/ Jornal A Tribuna



A Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), no litoral de São Paulo, oferece até o fim de julho, a exposição ‘Brasil e Alemanha, 200 anos de História – A presença alemã em Santos’. A entrada é gratuita.

As escolhas das imagens que compõem a mostra foram feitas pela equipe do Fams em pesquisa no acervo da própria fundação e da Igreja Luterana.

As imagens destacam a relação dos alemães e os descendentes com Santos, cidade que já recepcionou imigrantes de inúmeras nacionalidades.

Influência da imigração alemã

Desde o século 16, registros mostram as referências do povo germânico na história do país e da região, como o Engenho São Jorge dos Erasmos, no Porto de Santos, e o bairro Alemoa.

Além disso, em Santos já teve uma escola alemã na Praça dos Andradas, o Clube Germânia na antiga Rua do Rosário [hoje Rua João Pessoa] e um cemitério para protestantes.

As histórias sobre estes locais estão à mostra na exposição, que pode ser conferida na Igreja Evangélica de Confissão Luterana, na Avenida Francisco Glicério, 626, no bairro José Menino, aos domingos, das 9h às 12h, e às quintas-feiras, das 19h às 21h.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

moradores-descobrem-que-vivem-em-area-de-marinha-e-sao-surpreendidos-com-dividas-de-10-anos;-entenda

G1 Santos

Moradores descobrem que vivem em área de marinha e são surpreendidos com dívidas de 10 anos; entenda

As áreas de marinha pertencem à União e, apesar do nome, não são da Marinha do Brasil. Os donos de imóveis nestes locais possuem apenas 87% da propriedade -- os outros 13% são da União -- e pagam mensalmente uma taxa de ocupação e de foro, que é anual. Além disso, há outra taxa chamada de laudêmio. Ela é cobrada no momento em que um imóvel construído em área de […]

today6 de julho de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%