G1 Santos

Santos inaugura Ecofábrica nos morros e nova sede no Centro Histórico; confira

today25 de junho de 2024 4

Fundo
share close

A nova unidade, conhecida como Ecofábrica dos Morros, é a terceira da cidade e terá cursos de reciclagem de móveis, marcenaria, serralheria, pedreiro, pintor e eletricista.

Segundo a prefeitura, o equipamento funcionará como suporte para a zeladoria da cidade e reaproveitará os materiais descartados nos morros para produção de bancos, mesas e corrimões, que serão instalados na região.

Com investimento de R$ 580.900,10, a Ecofábrica dos Morros foi construída na antiga policlínica do bairro, na esquina das ruas São João e Santo Eduardo, no Morro São Bento. A inauguração ocorreu na segunda-feira (24), após oito meses de obras.



Além da inauguração, também foi entregue a nova sede da Ecofábrica Criativa, no Centro Histórico. O espaço na Rua Tiro Onze, nº 6, conta com diversas ferramentas, bancadas, balcões e áreas para fazer cortes em madeiras.

A unidade funcionava no Mercado Municipal, no bairro Vila Nova, mas o local está passando por ampla revitalização. Desta forma, a sede foi transferida para um endereço perto da Casa do Artesão, equipamento que será importante para os alunos porque sediará oficinas com objetivo de aprimorar e desenvolver os produtos artesanais que aprendem a fazer na Ecofábrica.

Nova sede da Ecofábrica Criativa fica no Centro Histórico de Santos. — Foto: Francisco Arrais/Prefeitura de Santos

Durante a inauguração do novo espaço, foram divulgadas 20 vagas para o curso de marcenaria ecológica na Ecofábrica. Para participar, basta comparecer ao local até 1º de julho com comprovante de residência em Santos e documento pessoal.

As aulas vão ocorrer às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h e à tarde, das 14h às 17h.

A Ecofábrica Criativa começou as atividades em junho de 2016 e já formou 300 pessoas no curso de marcenaria ecológica. Nas capacitações, os alunos aprendem a confeccionar peças para mobiliário urbano – placas, cavaletes, bancos e floreiras -, além de objetos de decoração como bancos, mesas, além de conjunto de aparadores e caixas e técnicas de marchetaria.

Para as aulas, são reaproveitadas madeiras recolhidas pelo serviço municipal Cata-Treco, reduzindo o descarte e ajudando a aumentar a vida útil do aterro sanitário santista.

Em 2018, a Ecofábrica Criativa teve o reconhecimento do IF Design Award, na categoria Impacto Social. Já em novembro de 2020, o projeto venceu o 7º Prêmio Objeto Brasileiro, promovido pela CASA – Museu do Objeto Brasileiro.

A outra Ecofábrica de Santos fica na Zona Noroeste. Inaugurada em 2022, a unidade fica na Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 456, ao lado da Subprefeitura Regional da Zona Noroeste.

A unidade oferece cursos gratuitos de capacitação profissional nas áreas de marcenaria, serralheria, alvenaria, moda sustentável, horta e compostagem.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

jundu:-conheca-a-vegetacao-nativa-e-ameacada-que-apareceu-em-praia-‘urbanizada’-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Jundu: conheça a vegetação nativa e ameaçada que apareceu em praia ‘urbanizada’ no litoral de SP; VÍDEO

Um trecho da praia de Santos, no litoral paulista, ganhou um colorido diferente. O verde do jundu, uma vegetação litorânea nativa e ameaçada de extinção, pode ser visto entre os canais 1 e 2. Essa aparição, que deveria ser tratada como normal, é considerada rara, ainda mais por ter crescido na faixa de areia de uma região urbanizada. Rodolfo Bonafim, especialista em climatologia, geologia e astronomia, fez os registros da […]

today25 de junho de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%