Tocando:

Rádio 97Web

Santos realiza programação de enfrentamento ao HIV/Aids em dezembro

Escrito por em 30 de novembro de 2021

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, terá uma programação voltada para o enfrentamento ao HIV/Aids em dezembro. De acordo com a prefeitura, serão realizadas testagens em locais públicos, um fórum para apresentar informações sobre o vírus, além de uma caminhada para conscientização.

Todos os eventos serão realizados pela Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas da Secretaria de Saúde, em parceria com o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (Gapa).

A programação tem início no Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado nesta quarta-feira (1º), com o 1º Fórum Fique Sabendo de Santos, voltado aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde relacionados ao tema, com atualização de dados epidemiológicos em nível nacional, estadual e municipal e abrangendo os desafios pós-pandemia no enfrentamento às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

No evento, que ocorre a partir das 19h, também serão realizados testes rápidos de HIV e sífilis, aferição de pressão e glicemia, multivacinação e apresentação do grupo Movimente-se com a Música e Dança. Autotestes de HIV e preservativos serão distribuídos em estandes.

O evento será realizado no Campus Rangel da Universidade Paulista (Unip), na Avenida Francisco Manoel, s/nº, com palestras dos infectologistas Marcos Caseiro e Elisabeth Dotti e da interlocutora de IST/Aids do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, Vera Lúcia de Souza. É necessário apresentar a carteira de vacinação contra a Covid-19 com duas doses aplicadas ou dose única, se for do imunizante Janssen.

Até o dia 7, será realizada testagem para a detecção do HIV e sífilis. No dia 2, os testes ocorrem das 9h às 16h, na Rodoviária de Santos (Praça dos Andradas, 45, Centro). Na sexta (3), a campanha será voltado aos profissionais do sexo, das 18h às 22h, no cruzamento da Rua Amador Bueno com a Avenida Senador Feijó, no Centro.

Na segunda-feira (6), das 14h às 17h, a testagem volta a ser direcionada a qualquer interessado, em uma tenda montada no lado externo da UPA Central, na Rua Joaquim Távora, 260, na Vila Belmiro. Já na terça, os testes ocorrerão na empresa Vopak, destinados aos funcionários, das 14h às 17h.

Na programação, ainda há uma caminhada no sábado (4), a partir das 10h, com o intuito de conscientizar quanto à prevenção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. A concentração será na orla do bairro Boqueirão, em frente à Avenida Conselheiro Nébias.

O destino dos caminhantes, que de preferência deverão trajar roupa ou acessório na cor vermelha, será a Praça das Bandeiras, na Praia do Gonzaga. Durante o evento, haverá distribuição de autotestes de HIV, preservativos e material educativo sobre ISTs. Também estão programadas apresentações de zumba, muay thai e música ao vivo.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.