G1 Santos

Santos, SP, aplica segunda dose da vacina bivalente contra a covid-19 a partir desta segunda

today9 de dezembro de 2023 3

Fundo
share close

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, vai começar a aplicar a segunda dose da vacina bivalente contra a covid-19 nesta segunda-feira (11). Moradores com mais de 60 anos ou imunossuprimidos com mais de 12 poderão receber o imunizante, desde que tenham tomado a primeira dose bivalente há, ao menos, 6 meses.

A vacina será aplicada de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 9h às 15h30. De acordo com a Prefeitura de Santos, o Ministério da Saúde adotou a aplicação da segunda dose para combater a nova subvariante da cepa Ômicron, que vem aumentando os casos da infecção no Brasil.

Apesar do aumento, a pasta diz não ser necessário retomar o uso das máscaras. A vacinação segue atuando como a melhor proteção contra a doença.



“Alertamos para a importância de mais este reforço, pois o vírus segue em circulação e em mutação. Não sabemos como serão as próximas variantes e a vacina é a melhor forma de evitar casos graves e óbitos pela covid-19”, destacou o secretário de Saúde Adriano Catapreta.

Apenas no ano de 2023, Santos registrou 3.883 casos de covid-19 e 28 mortes. Segundo a administração municipal, a cobertura vacinal da primeira dose da bivalente segue baixa.

Apenas 29% das pessoas que se enquadram no perfil para recebê-la voltaram aos postos de vacinação. Existe uma queda natural da imunidade no corpo com o tempo, então é importante completar o esquema.

Quem ainda não tomou a primeira dose do imunizante bivalente pode procurar qualquer policlínica. Basta ter mais de 18 anos e duas doses do esquema inicial da vacinação há mais de 4 meses; ser imunossuprimido a partir de 12 anos; ser Pessoa com Deficiência (PCD) ou abrigado (a partir de 12 anos nos dois casos).

Para receber o imunizante, é preciso levar documento com foto, comprovante de residência em Santos e a carteira com a dose anterior anotada. Imunossuprimidos devem levar laudo médico que comprove a condição.

Fases da vacinação contra a covid-19

  • Primeira dose: a partir de 6 meses de vida
  • Segunda dose: qualquer pessoa que tenha cumprido o intervalo da primeira dose, de acordo com a determinação para o imunizante usado anteriormente
  • Terceira dose: apenas para quem tomou Pfizer Baby, após 8 semanas da segunda dose
  • Primeira dose do reforço: pessoas a partir de 5 anos de idade que tenham cumprido o intervalo da dose anterior

Podem receber a primeira dose pessoas a partir dos 18 anos de idade; pessoas com comorbidades a partir de 12 anos; pessoas imunossuprimidas a partir dos 12 anos; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos) e abrigados a partir de 12 anos de idade.

Para quem tomou pelo menos duas doses da vacina, é necessário um intervalo de 4 meses (122 dias) da última dose para receber a dose bivalente. Quem não tem duas doses iniciais deve completar esse esquema inicial para, após 4 meses, ter acesso ao reforço com a vacina bivalente.

Pessoas imunossuprimidas que ainda não iniciaram ou completaram o esquema primário podem completá-lo com a bivalente após 8 semanas da aplicação da segunda dose da vacina monovalente e, após 4 meses (122 dias), completar o esquema com a bivalente.

No caso dos imunossuprimidos com no mínimo 3 doses iniciais, a aplicação da vacina bivalente é feita a partir de 4 meses (122 dias) da última dose. Já para a segunda dose, podem receber a vacina pessoas a partir de 60 anos e imunossuprimidos a partir dos 12 anos, cuja primeira dose da bivalente foi aplicada há pelo menos 6 meses.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%