G1 Santos

São Vicente lidera ranking de casos envolvendo pipas na região em 2022

today29 de janeiro de 2023 7

Fundo
share close

A cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, teve a maior quantidade de casos de interrupções de energia causadas por pipas em 2022 na Baixada Santista, segundo um estudo realizado pela CPFL Energia. No levantamento, a empresa considerou cinco cidades da região, no litoral de São Paulo.

Um levantamento realizado pela CPFL em suas quatro distribuidoras aponta que 2022 apresentou número recorde de ocorrências. A empresa acredita que, o relaxamento das medidas restritivas, em função da pandemia, e a retomada das atividades, fez crescer o número de crianças e adolescentes brincando nas ruas e o de ocorrências causadas por pipas na rede elétrica.

Em 2020, primeiro ano de pandemia e com menor número de pessoas nas ruas, foram registradas 8.133 ocorrências. Em 2021, foram 8.654 casos. Já no último ano, em 2022, os casos cresceram 14% em relação ao primeiro, chegando a 9.298.



Já as cidades atendidas pela CPFL Piratininga os casos cresceram 4,72% na comparação com 2020 e diminuíram 3,9% em relação a 2021. O estudo considerou cinco cidades da Baixada Santista, que totalizaram 1.132 ocorrências em 2022.

São Vicente lidera ranking de casos envolvendo pipas na região em 2022 — Foto: Divulgação/Equatorial Maranhão

São Vicente lidera a lista das cinco com mais casos de interrupções de energia causadas por pipas. Em 2021, São Vicente teve 837 casos e, em 2022, esse número passou para 463. Em segundo lugar, ficou Praia Grande e, em terceiro apareceu Guarujá.

De acordo com o levantamento, Praia Grande registrou 303 ocorrências em 2021 e 245 em 2022. Já Guarujá teve 232 casos em 2021 e 192 em 2022. Em Santos, foram 171 ocorrências em 2021 e 130 no ano passado. A cidade da região com menos casos, segundo o estudo, foi Cubatão. Em 2021, foram contabilizadas 63 ocorrências e esse número subiu para 102 em 2022.

Segundo a CPFL, todos os anos, por meio da campanha Guardião da Vida, são realizadas ações de conscientização sobre as pipas na rede elétrica. Os desligamentos e os acidentes causados pelas pipas podem ser evitados com alguns cuidados simples.

É importante escolher um local longe da fiação elétrica, como campos abertos e parques, fugindo do entorno de rodovias ou das avenidas de intenso movimento de veículos, onde também podem acontecer atropelamentos. Nunca use: cerol ou a linha “chilena”, rabiolas, que enroscam nos fios elétricos e papel alumínio, que é um material condutor. Além disso, não solte pipas em dias de chuva, e nunca tente resgatar uma pipa enroscada na rede elétrica e em subestações.

Pipas perto da rede elétrica são um risco para a segurança e podem causar desligamentos — Foto: Divulgação/CPFL

No Estado de São Paulo, é crime utilizar cerol ou a chamada “linha chilena”, de acordo com a lei estadual nº 12.192, de 2006. Por conduzirem eletricidade, em contato com a rede elétrica, aumentam o risco de choques e descargas elétricas, além de oferecerem o risco de rompimento de cabos da rede e provocar curto-circuitos.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto em Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

motoristas-enfrentam-estradas-cheias-em-direcao-a-sao-paulo-apos-ultimo-fim-de-semana-de-janeiro

G1 Santos

Motoristas enfrentam estradas cheias em direção a São Paulo após último fim de semana de janeiro

Os motoristas que aproveitaram o último final de semana de janeiro no litoral de São Paulo encontram, por volta das 18h30 deste domingo (29), congestionamento em estradas sentido capital. Devido ao alto fluxo de veículos, a Ecovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), chegou a implantar a Operação Subida. Segundo a concessionária, quatro rodovias apresentam congestionamento no sentido capital: Anchieta, do km 30 ao 29 e do km 56 ao […]

today29 de janeiro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%