G1 Mundo

Seca no Lago Titicaca, a quase 4 mil metros de altura, causa alerta na Bolívia

today29 de julho de 2023 5

share close

O Serviço Hidrográfico Nacional da Força Naval da Bolívia informou que a profundidade do lago está dois centímetros abaixo do nível que é considerado preocupante.

Seca no Lago Titicaca pode prejudicar a vida animal e a economia da região, que recebe turistas — Foto: Juan Karita/AP



Segundo as projeções este é apenas o começo de uma realidade que preocupa as comunidades indígenas aimarás, que dependem do lago para sua subsistência e temem que a seca possa afetar permanentemente a flora e a fauna da região.

Em dezembro, há uma “alta probabilidade” de que o Lago Titicaca esteja 64 centímetros abaixo do nível de alerta de seca, quebrando o recorde de baixa de 33 centímetros estabelecido em 1998.

Homem boliviano caminha na frente de barco na região em que chegava o lago Titicaca na Bolívia em 27 de julho de 2023 — Foto: Juan Karita/AP

Mateo Vargas, um pescador de 56 anos que viveu no Lago Titicaca por metade de sua vida, disse que costumava pescar “muitos” peixes todos os dias. Agora você é considerado sortudo se conseguir pegar seis.

Sua esposa Justina Condori compartilha sua angústia. “Os peixes desapareceram”, disse a mulher de 58 anos, que acredita que, se as condições atuais persistirem, haverá até fome.

Homem caminha em região seca que pertencia ao lago Titicaca, na Bolívia, em 27 de julho de 2023 — Foto: Juan Karita/AP

As mulheres que vendem peixe frito e outros lanches à beira do lago enfrentam custos mais altos com os ingredientes e aquelas que ganham a vida transportando pessoas de um lado para o outro do lago estão alterando suas rotas, pois suas jangadas e barcos não param mais em suas docas habituais.

Essas dificuldades econômicas estão fazendo com que muitos moradores da área migrem para outras partes do país, deixando para trás seus moradores habituais, principalmente idosos.

As águas do Titicaca sempre foram rasas ao redor da cidade, então a seca é ainda mais visível ali.

Sobrevoo mostra barco abandonado no Lago Titicaca, que enfrenta seca severa — Foto: Juan Karita/AP

Projeções indicam que o nível da água pode cair a níveis recordes no Titicaca — Foto: Juan Karita/AP




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Mundo

Presença de mercenários do Grupo Wagner na fronteira deixa Polônia em alerta

Primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, disse que há risco de soldados se disfarçarem de guardas de fronteira de Belarus para ajudar imigrantes ilegais a entrarem no país. Primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, durante encontro de líderes da União Europeia, em 2021 — Foto: Christian Hartmann/Pool/Reuters Mateusz Morawiecki, primeiro-ministro da Polônia, disse neste sábado (29) que um grupo de centenas de soldados do Grupo Wagner se aproximaram da cidade de Grodno, em Belarus, perto da fronteira polonesa.  A Polônia, antiga integrante do […]

today29 de julho de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%