G1 Mundo

Secretário-geral da Otan diz que aliados concordam que Ucrânia se tornará membro da aliança

today1 de junho de 2023 14

Fundo
share close

“Estamos nos movendo, aliados concordam que a Ucrânia se tornará um membro”, disse antes de participar de uma reunião informal com ministros de Relações Exteriores da Otan.

Stoltenberg afirmou que os países-membros da Otan estão ajudando a Ucrânia a entrar na organização e que está confiante que haverá um consenso sobre um caminho para o país.

Além disso, o secretário-geral disse que há uma necessidade de criar um quadro que forneça garantias para a segurança da Ucrânia.



Na semana passada, Stoltenberg disse que a entrada da Ucrânia na Otan durante a guerra “não está na agenda”.

De acordo com Stoltenberg, os aliados da Otan concordaram que a Rússia não pode vetar o crescimento da aliança e que, quando a guerra acabar, é necessário garantir que o “padrão de agressão russa” pare.

Além da possibilidade de uma futura entrada da Ucrânia na Otan, Stoltenberg disse que a aliança precisa progredir na adesão da Suécia à organização.

O ministro das Relações Exteriores da Suécia disse que aguarda que Turquia e Hungria ratifiquem a entrada do país na aliança.

O secretário-geral da Otan afirmou que viajará para Ancara para discutir com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, a aprovação da Suécia.

“Falei com o presidente Erdogan no início desta semana e também viajarei para Ancara em um futuro próximo para continuar a abordar como podemos garantir a adesão mais rápida possível da Suécia”, disse.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

camara-dos-eua-vota-a-favor-de-suspensao-do-teto-da-divida

G1 Mundo

Câmara dos EUA vota a favor de suspensão do teto da dívida

Uma Câmara dos Deputados dos Estados Unidos dividida aprovou um projeto de lei para suspender o teto da dívida de US$ 31,4 trilhões na quarta-feira (31), com o apoio da maioria dos democratas e parte dos republicanos. A Câmara, controlada pelos republicanos, votou 314 a 117 para enviar a legislação ao Senado, que deve promulgar a medida e levá-la ao presidente Joe Biden antes do prazo final de segunda-feira (5), […]

today1 de junho de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%