G1 Mundo

Segunda lista de repatriados de Gaza para o Brasil sobe para 86 nomes; Itamaraty aguarda autorização de Israel e Egito

today22 de novembro de 2023 6

Fundo
share close

A nova lista já foi enviada para diplomatas no Cairo (Egito), em Tel Aviv (Israel) e em Ramala (Cisjordânia, território palestino), mas fontes ouvidas pela GloboNews preferem não dar uma previsão de saída do grupo.

São os diplomatas no Egito, Israel e Ramala que negociam em nome do Brasil, por meio das embaixadas, para conseguir a liberação pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito. Há um mês e meio a Faixa de Gaza é o centro do conflito entre Israel e o grupo islâmico Hamas.

A segunda lista não foi divulgada e o documento não é definitivo: o número de pessoas a serem resgatadas ainda pode aumentar nos próximos dias. Além da definição de quantos e quais brasileiros e palestinos seriam resgatados para o Brasil, a operação depende da negociação com as autoridades locais e com os países envolvidos no confronto. Os critérios para a saída da Faixa de Gaza vêm sendo conversados com Israel e Egito, entre outros governos.



A primeira operação de repatriação de brasileiros e palestinos que estavam na Faixa de Gaza aconteceu há pouco mais de uma semana. O voo com 32 pessoas resgatadas pousou em Brasília na noite da última segunda (13), mais de um mês após o início do conflito.

Além de 22 cidadãos brasileiros (natos ou naturalizados), havia 10 palestinos – três parentes de primeiro grau de brasileiros, e sete portadores do Registro Nacional de Migração (RNM) que devem receber status de refugiados. Eles estavam no Sul da Faixa de Gaza, nas cidades de Khan Younis e Rafah.

Segundo a Aeronáutica, essa foi a maior operação de resgate de brasileiros em áreas de conflito no exterior.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

desabamento-em-mina-de-ouro-mata-14-garimpeiros-no-suriname;-veja-video

G1 Mundo

Desabamento em mina de ouro mata 14 garimpeiros no Suriname; veja vídeo

Como as equipes de resgate do governo demoraram para chegar, os corpos foram retirados por outros garimpeiros. No Suriname, garimpeiros tentam retirar pessoas presas em barranco após desmoronamento No Suriname, 14 pessoas morreram soterradas dentro de um túnel usado por garimpeiros. O colapso da estrutura aconteceu em uma mina que pertence a uma empresa do país controlada por uma empresa chinesa, a Zijin Mining, de acordo com autoridades do governo […]

today22 de novembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%