G1 Santos

Segundo turno das eleições deve ser mais rápido e sem fila no litoral de São Paulo, diz chefe de cartório

today29 de outubro de 2022 16

Fundo
share close

Eleitores não devem enfrentar filas e demora para votar no domingo (30), na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1, no primeiro turno, que aconteceu em 02 de outubro, algumas pessoas ficaram cerca de 2 horas aguardando para entrar na seção eleitoral por causa da biometria.

De acordo com a chefe do cartório eleitoral de Santos, Michelle Lapa, o segundo turno será mais simples porque são apenas dois cargos na disputa. “A expectativa é que domingo seja uma eleição mais rápida, mais ágil e sem ocorrência de filas. Agora, serão apenas dois cargos para votar e será mais simples para o eleitor”, disse.

De acordo com ela, a maioria dos eleitores tiveram a biometria cadastrada. “Uma informação importante nesse segundo turno é que os mesários já se acostumaram com os procedimentos de identificação com biometria, então esses fatores vão contribuir para o processo”, explica Michelle.



A chefe do cartório orienta que o eleitor verifique o local e a seção de votação. “Quem for votar no domingo, deve apresentar um documento oficial com foto. Os eleitores que conseguirem baixar o aplicado e-titulo no celular é importante que tenha a foto cadastrada. Caso não tenha a foto, é necessário o documento. Vale na forma física ou digital”, disse Michelle.

Em Santos, cerca de 156.370 eleitores estão com a biometria cadastrada. Na Baixada Santista, aproximadamente 711 mil munícipes estão aptos para utilizar dados biométricos nas votações deste domingo. No Vale do Ribeira, 81,62% do eleitores possuem biometria cadastrada, ou seja, aproximadamente 220 mil munícipes.

O cadastramento biométrico no Estado foi realizado em etapas, devido ao número elevado de eleitores. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 586 municípios já concluíram a biometria em São Paulo.

Durante 2019, 479 municípios paulistas realizaram a biometria obrigatória, totalizando 7,3 milhões de eleitores com as digitais coletadas. A biometria foi excluída das Eleições Municipais de 2020 devido à pandemia do Covid-19.

Eleitores enfrentaram filas e muita demora para votar no primeiro turno das eleições que foram realizadas em 2 de outubro, em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1, algumas pessoas ficaram cerca de 2 horas aguardando para entrar na seção eleitoral por causa da biometria.

A chefe do cartório afirmou que houve muitas filas em muitas seções, pois tratava-se de uma eleição difícil. “O eleitor já demora para votar, são cinco cargos e ainda foram adicionado o ingrediente a mais que é a validação das biometrias. Infelizmente, nessa eleição é essa situação mesmo, vai ter que ter um pouco mais de paciência”.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

criancas-da-em.-jose-de-souza-levam-exposicao-para-o-acqua-mundo

Prefeitura de Guarujá

Crianças da E.M. José de Souza levam exposição para o Acqua Mundo

” O Fantástico Mundo Marinho” permanecerá no local por tempo indeterminado Inspirada nas obras de Romero Britto, a exposição “O Fantástico Mundo Marinho”, pode ser conferida no Acqua Mundo, em Guarujá (Avenida Miguel Estefno, 2.001, no Jardim Três Marias), por tempo indeterminado. O material que compõe a mostra tem como artistas responsáveis, as crianças da Escola Municipal José de Souza (Cidade Atlântica), com idade de 4 a 5 anos. Formada por grandes esculturas, os trabalhos abordam por meio da arte, a importância da fauna marinha, da reciclagem, além da preservação do meio ambiente. Para as obras de arte foram utilizados cola, papel […]

today29 de outubro de 2022 19

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%