Prefeitura de Guarujá

Sem casos de HIV de mãe para filho, Guarujá conquista Prêmio Luiza Matida pela quarta vez

today7 de novembro de 2023

Fundo
share close

No último mês, Município foi mais uma vez reconhecido pelo trabalho realizado na rede municipal de saúde, pois desde 2018 não registra casos de transmissão vertical de HIV

Guarujá recebeu, pela quarta vez, o Prêmio Luiza Matida, que reconhece municípios que atingiram indicadores de transmissão vertical de HIV/Sífilis. A Cidade faturou nova premiação, no último mês, com a quinta edição do evento que aconteceu em São Paulo.

Desta vez, o reconhecimento foi referente à diminuição da transmissão vertical de HIV, que é passada de mãe para filho. No entanto, Guarujá não registra de casos de transmissão vertical pela doença, desde 2018, conforme a Vigilância Epidemiológica do Município.

A Cidade já faturou o prêmio em edições anteriores: 2018, 2019 e 2022. Nos primeiros dois anos, Guarujá se destacou por apresentar redução dos casos de sífilis congênita, ou seja, quando a mãe, infectada, passa a doença para o bebê durante a gestação. No ano passado, e na edição deste ano, a premiação trata da diminuição da transmissão vertical de HIV, também passada de mãe para filho.

A coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Secretaria de Saúde de Guarujá, Márcia Helena Rodrigues, exaltou o trabalho de toda a equipe na rede municipal de saúde. “Tudo foi possível graças aos esforços da equipe do Centro de Testagem, Aconselhamento, Prevenção e Treinamento (CTAPT), Unidade Complexa William Rocha, da Atenção Básica e todos que trabalham em prol de Guarujá”, disse ela.



Prêmio

Realizado pelo Programa Estadual DST/Aids-SP, a premiação homenageia Luiza Harunari Matida, médica pediatra e sanitarista que faleceu em 2014, pelo seu trabalho no Centro de Referência e Treinamento do Programa de DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde e implantação de políticas públicas com o objetivo de eliminar a transmissão vertical de HIV e Sífilis. Nesta 5ª edição, o Prêmio celebra os 40 anos do Programa Estadual de IST/Aids-SP.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

reciclagem-de-vidro-em-guaruja-aumenta-70%-entre-julho-e-outubro

Prefeitura de Guarujá

Reciclagem de vidro em Guarujá aumenta 70% entre julho e outubro

Mais de cinco toneladas do material foram recolhidas no último mês; Município agora possui 16 equipamentos para descarte Com a terceira coleta nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) exclusivos para vidro, a Prefeitura de Guarujá registra mais uma importante conquista. Em outubro, os moradores e visitantes reciclaram 5,1 toneladas do material, representando um aumento de 70% em relação ao primeiro recolhimento, no mês de julho. Para esse crescimento continuar, o […]

today7 de novembro de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%