Tocando:

Rádio 97Web

Semana do Meio Ambiente começa com formatura de 27 novos agentes ambientais

Escrito por em 1 de junho de 2021

Ato, nesta terça-feira (1°), faz parte do Projeto Municipal ‘Cidadania Viva’, e é apenas um dentre os três feitos do chefe do executivo para iniciar oficialmente a Semana do Meio Ambiente em Guarujá

Para abrir a Semana do Meio Ambiente com chave de ouro, Guarujá reconhecerá, em ato do prefeito, nesta terça-feira (1º), às 16 horas, no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho (Av. Santos Dumont, 800, Jardim Santo Antônio), a formatura de 27 munícipes como agentes ambientais.

O prefeito ainda assinará os termos de compromisso do ‘Programa Cidades Sustentáveis’ e do ‘Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia’ – iniciativas que estimularão um desenvolvimento cada vez mais sustentável da Pérola do Atlântico.

Os novos agentes ambientais são moradores dos bairros Perequê e Sítio Conceiçãozinha e integram o projeto denominado ‘Cidadania Viva: Formação de agentes ambientais nas comunidades de Guarujá’, criado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Secretaria de Habitação (Sehab) desde 2018.

A capacitação é concluída dentro de três meses e envolve tanto aulas teóricas de cidadania e legislação ambiental como também saída em campo. Na prática, são realizadas visitas técnicas em cooperativas de reciclagem e centros de compostagem, além de mutirões para a limpeza de mangues, rios, palafitas e ruas.

Ao todo, cinco comunidades guarujaenses já participaram do projeto. São elas Prainha, Cantagalo, Perequê, Sítio Conceiçãozinha, além de moradores do Parque da Montanha. O objetivo da Administração Municipal é motivar a população a reproduzir ações menos agressivas ao meio em que vivem, de modo a multiplicar em suas comunidades os aprendizados adquiridos durante a formação.

“Estimular a consciência ambiental e a geração de renda a partir deste contexto tem sido nosso maior desafio. O manuseio de materiais recicláveis é transformador, pois impacta diretamente o desenvolvimento humano”, analisa o secretário municipal de Meio Ambiente.

“Entendemos que o conhecimento desta cadeia ainda é muito limitado, por isso, implantar essa dinâmica em nossas comunidades nos dará um resultado mais que satisfatório a longo prazo”, conclui.

Durante a cerimônia, mudas de árvores nativas serão distribuídas para os presentes. Em paralelo, também acontecerá a demonstração do projeto piloto ‘Beat Plastic Poluttion’, que terá atividades lúdicas e mostrará as problemáticas e consequências causadas pela poluição marinha por meio do plástico.

Programa Cidades Sustentáveis (PCS)

O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) é uma agenda de sustentabilidade urbana que abrange as esferas social, ambiental, econômica, política e cultural no planejamento municipal. Seu diferencial está nas metas impostas aos 68 municípios inscritos na iniciativa, pois todas elas se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas.

Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia

O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia visa engajar as cidades para a causa, tornando-as parte da solução global para as mudanças climáticas. Após a adesão, o Município se compromete a desenvolver um inventário de emissões de gases de efeito estufa e uma avaliação de risco climático.

Devolução da estação de sustentabilidade

A comunidade do Perequê é um dos nove pontos da Cidade que conta com uma estação de sustentabilidade. Também chamados de ‘Pontos de Entrega Voluntária de Recicláveis’ (PEVs), eles têm capacidade para recolher mais de uma tonelada de material por mês, entre plásticos, vidros, metais e papéis.

Para se ter uma ideia, de abril de 2018, até a primeira quinzena de janeiro deste ano, elas arrecadaram 140 toneladas de resíduos recicláveis. Passando por recuperação depois de sofrer uma depredação, o equipamento deve retornar à Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana, 2079 – Rio do Peixe após a formação dos novos agentes ambientais comunitários.

The post Notícias first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *