G1 Santos

Seminário Internacional do Café de Santos terá gestão de sustentabilidade

today7 de maio de 2024 17

Fundo
share close

O XXIV Seminário Internacional do Café de Santos será um evento sustentável. Marcado para os dias 21, 22 e 23 deste mês, no Blue Med Convention Center, em Santos, o evento vai medir todas as emissões de carbono relacionadas ao encontro e vai preparar compensações ao meio ambiente. Além disso, toda a estrutura está sendo preparada para reduzir a geração de resíduos sólidos e para destinar o lixo corretamente, bem como a organização está avaliando cada fornecedor com este olhar ambiental.

Conforme Carlos Santana Júnior, vice-presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), a organização do evento, que é da própria ACS, adotou as melhores práticas internacionais de ESG e aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, foi elaborado um sistema de cálculos que permite levantar dados sobre a geração de carbono de todo o evento.

Um dos aspectos que serão avaliados é o consumo de combustível utilizado por cada participante para chegar ao evento. “Vamos calcular os impactos ambientais gerados pelos deslocamentos, tanto de pessoas que vêm de outras partes do Brasil quanto de diversas partes do mundo. Levaremos em consideração as condições aéreas e rodoviárias”, frisou.



Santana também afirmou que até mesmo o consumo de energia elétrica das hospedagens será contabilizado. “Vamos medir esse consumo também. Já escolhemos um ambiente com energia limpa para o evento (o centro de convenções) e vamos verificar as questões energéticas das hospedagens dos visitantes”.

O presidente da ACS, Mauro Sammarco, destaca também que a estrutura montada para o Seminário visa não gerar resíduos que possam agredir o meio ambiente. “Em termos de resíduos, vamos atuar preventivamente. Vamos usar utensílios biodegradáveis, além de evitar o uso de plástico. Mesmo assim, se algum lixo reciclável for gerado, vamos destiná-lo corretamente”.

Depois de coletar todos os dados relacionados à emissão de poluentes, a organização vai estudar as melhores formas de compensação ambiental entre as possibilidades, estão o plantio de novas árvores, investimento em iniciativas de desenvolvimento comunitário que promovam a resiliência às mudanças climáticas e a redução de emissões locais ou financiamento de práticas agrícolas que reduzem as emissões de gases de efeito estufa, como a agricultura de conservação e a gestão sustentável do solo.

“Nossa intenção é deixar um legado. Queremos mostrar que podemos ter eventos sustentáveis, gerando impactos positivos para o planeta”, declararam, ressaltando que, após o seminário, o sistema usado vai se transformar em um aplicativo, cuja função principal será justamente calcular a emissão de carbono, geração de resíduos, consumo de energia e indicar compensações.

As inscrições para o XXIV Seminário Internacional do Café seguem abertas e podem ser feitas pelo site www.seminariocafesantos.com.br. No link, é possível conferir mais detalhes sobre a programação.

Até o momento, mais de 600 pessoas já garantiram presença. Elas estão distribuídas em mais de 25 países.

O seminário acontece desde 1972, tendo sido, até aqui, sempre realizado em Guarujá — a exceção é o evento deste ano. O objetivo deste encontro de negócios bienal, reconhecido como o mais tradicional do setor cafeeiro no Brasil, é promover a interação entre profissionais e executivos do setor, permitindo troca de experiências e acerto de parcerias comerciais.

Costumeiramente, são apresentados aos participantes estudos e pesquisas com cenários mundiais, bem como análises diversas, novidades tecnológicas, tendências de consumo e outros detalhes importantes para tomada de decisões.

Organizado pela ACS, com apoio de várias entidades do segmento e atuação direta do Comitê do Café, o seminário vai reunir especialistas, produtores, pesquisadores, exportadores, compradores, representantes da indústria e autoridades.

O 24º Seminário Internacional do Café tem o patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil ), MSC, Stonex, Serasa Experian, Nucoffee, Agridrones e Cooxupé.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

24o-seminario-do-cafe-vai-apontar-caminhos-para-setor-aproveitar-o-bom-momento

G1 Santos

24º Seminário do Café vai apontar caminhos para setor aproveitar o bom momento

O Brasil se prepara para um fato pouco comum no que diz respeito à produção de café. Neste ano, o setor espera pelo terceiro aumento seguido em safras colhidas, fato que ocorreu somente sete vezes em 144 anos. Encontrar caminhos, para que o mercado aproveite este bom momento, é um dos objetivos do 24º Seminário Internacional do Café de Santos, que acontece em maio próximo. As informações citadas acima fazem […]

today7 de maio de 2024 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%