Tocando:

Rádio 97Web

Serra do Guararu terá Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil

Escrito por em 17 de junho de 2021

Objetivo do projeto é tornar a comunidade local melhor preparada para reconhecer e prevenir os possíveis riscos de acidentes

 A Prefeitura de Guarujá vai implantar um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) na região da Área de Proteção Ambiental da Serra do Guararu. Desde o início do mês, está em andamento a fase inicial do projeto que conta com a parceria da Fundação S.O.S. Mata Atlântica, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Defesa Civil de Guarujá e Corpo dos Bombeiros.

O objetivo do projeto é tornar a comunidade local melhor preparada para reconhecer e prevenir os possíveis riscos de acidentes, semelhantes aos enfrentados no ano passado, no qual uma chuva extrema atingiu o Município causando deslizamentos e vítimas fatais.

Nos estudos desenvolvidos após a tragédia, os técnicos verificaram que a região da APA Serra do Guararu foi uma das mais atingida pelos escorregamentos registrados no Município, sendo, no entanto, uma área de menor densidade demográfica.

“O projeto cria um canal entre a comunidade e o poder público e também melhora o conhecimento das ações de resposta a serem tomadas no caso de futuras ocorrências da mesma natureza”, afirmou o geólogo e coordenador da Seção Estratégica e Técnica da Defesa Civil, Carlos Adolfo.

Carlos destaca ainda que, o projeto socioambiental multidisciplinar visa através de práticas de ocupação ordenada do solo e noções de Defesa Civil, criar condições de convivência adequada na região.

Destaque

A iniciativa foi escolhida para ser apresentada no Seminário de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que acontece de 22 a 24 de junho, de forma online e reúne representantes de todo o País.

 Percepção de Risco

A Defesa Civil já realizou reuniões com os moradores para apresentar o projeto e iniciou a aplicação de um questionário de percepção de risco na comunidade tradicional do Sítio Cachoeira. O objetivo é reunir informações a cerca do entendimento das suscetibilidades e vulnerabilidades a deslizamentos na região. Todo levantamento segue os protocolos de segurança para enfrentamento da covid-19.

The post Notícias first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *