Prefeitura de Guarujá

Serviço de hemodinâmica de Guarujá completa dois anos e mais de 1,4 mil atendimentos

today11 de maio de 2023 12

Fundo
share close

Desde a inauguração do serviço, a Cidade reduziu em 23% o número de mortes por doenças cardíacas

Quatro dias depois de enfartar em casa, a empregada doméstica aposentada Edilde Suares ganhou a oportunidade de recomeçar a vida, aos 64 anos, após uma angioplastia. “Agradeço a Deus por ter me dado essa chance. Renasci”, conta ela, que é um dos mais de 1,4 mil pacientes já atendidos nos dois anos do serviço de hemodinâmica de Guarujá. A iniciativa da Prefeitura ocorre no Hospital Santo Amaro (HSA), totalmente voltado para o Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse período, a Cidade reduziu em 23% o número de mortes por doenças cardíacas, caindo de 349 mortes em 2021 para 270 em 2022.

A Prefeitura já havia sinalizado ao HSA o objetivo de contar com o serviço de hemodinâmica, e a concretização do sonho se realizou após repasses que foram destinados à construção do complexo de radiologia intervencionista. “Eu estava vendo televisão na sala e brincando com a minha neta, quando comecei a me sentir mal. Meu filho, que tinha ido só para uma visita rápida, percebeu e me levou ao médico”, lembra a moradora do Pae Cará. No último dia 3, Edilde já estava no serviço de Hemodinâmica para um cateterismo quando foi diagnosticada a necessidade de uma angioplastia coronária. “Eu achei ótimo o serviço. Estava com medo, nervosa, mas a equipe toda me animou e me deixou calma”, explica ela.

Segundo a enfermeira intervencionista e intensivista Edna Carolina de Oliveira, os procedimentos de casos eletivos são agendados em alguns dias, sempre no próprio mês em que o paciente é encaminhado para o serviço. Em casos de emergência, que chegam das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a intervenção é realizada conforme as diretrizes de Síndrome Coronariana Aguda, que varia entre 120 minutos (casos de emergência, chamados de porta-balão) a 24-48 horas da admissão do paciente no serviço de origem. A partir do momento da chegada do paciente no setor de hemodinâmica, a intervenção se inicia em instantes.

“O serviço é excelente por diversos motivos. Saem ganhando o paciente, a sua família e o Município como um todo. Diminui a demanda da rede e é possível salvar vidas”, explica Edna Carolina.



Serviço

A unidade funciona 24 horas por dia, sempre à disposição da população para casos de emergência, mas segundas, quartas e sextas-feiras são realizadas as rotinas de exames eletivos. Já as terças e quintas-feiras, é feita a triagem por meio de avaliação do estado clínico em consulta. A equipe é composta por dois médicos, dois enfermeiros,  dois técnicos de enfermagem, escriturário, pessoal da higienização e técnico de raio-x.

A média de atendimentos é de 60 exames por mês, entre cateterismos e angioplastias, com pacientes predominantemente a partir de 40 anos. Os procedimentos duram a média de 15 a 20 minutos para os exames de diagnóstico e cerca de 40 minutos para angioplastia coronária.

Estrutura

O serviço de hemodinâmica funciona em duas salas simultaneamente. Em uma sala ficam médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem realizando os procedimentos. Separada desta, por uma janela de vidro, na sala anexa, fica o técnico de raio-x, que monta a estrutura do computador para visualizar o exame e, após o procedimento, prepara as imagens, para armazenar no sistema de registro hospitalar.

A hemodinâmica dispõe de uma sala de recuperação com quatro leitos de observação, monitorizados, necessário ao paciente após a intervenção. Até então, todos os pacientes que precisavam realizar o procedimento eram colocados em uma fila do Governo do Estado e encaminhados para os dois únicos hospitais públicos da Baixada Santista que contam com o equipamento: a Santa Casa e o Hospital Guilherme Álvaro, ambos em Santos, chegando a aguardar pelo menos 30 dias para fazer o exame.

Qualidade de vida

O que o médico enxerga, em última análise, no exame de cateterismo, é o resultado de muitos anos de vida mal-cuidada, ou seja, da falta de controle da pressão arterial, do colesterol, ddiabetes, sedentarismo, associados a fatores genéticos. A placa de gordura no coração surge ao longo do tempo e a orientação médica é pela mudança de hábitos de vida, como praticar exercícios físicos, monitorar a pressão arterial, manter o colesterol controlado e ausência total do tabagismo. Controle de peso e de estresse também são recomendados.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bike-santos-tem-novas-tarifas-a-partir-desta-quinta-feira

G1 Santos

Bike Santos tem novas tarifas a partir desta quinta-feira

Os novos valores de tarifa do programa Bike Santos entram em vigor nesta quinta-feira (11). De acordo com a Prefeitura de Santos, a mudança no valor se deu através da licitação para o novo contrato de operação do sistema, firmado em dezembro de 2022. O Bike Santos foi implantado em 2012 pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e a Serttel Soluções em Mobilidade e Segurança Urbana, vencedora da recente […]

today11 de maio de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%