G1 Santos

Sérvio e nove pessoas são presas por tráfico internacional de drogas em operação da PF no litoral de SP

today5 de outubro de 2023 5

Fundo
share close

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Dontraz nesta quinta-feira (5), com objetivo de combater uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. Segundo apurado pelo g1, dez pessoas foram presas na Baixada Santista, sendo oito em Guarujá e duas em Praia Grande. Entre eles, segundo a PF, está um homem sérvio, considerado um dos líderes do esquema.

Além de São Paulo, a operação aconteceu no Ceará, Paraná, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, com objetivo de cumprir o total de 17 mandados de prisão preventiva, quatro de prisão temporária e 41 de busca e apreensão, além de ordens judiciais de sequestro de bens adquiridos pelos investigados com as práticas criminosas e o bloqueio de contas bancárias.

Ao todo, ao menos 16 mandados de prisão foram cumpridos na operação. “O pessoal que nós prendemos é o pessoal especializado na logística. São contratados para esse serviço”, explicou o delegado Alexandre Custódio Neto, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (5).



Segundo ele, os “cabeças” da organização criminosa ficam nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Um deles é um homem sérvio, que foi preso em uma casa em Guarujá. Ainda de acordo com o delegado, o principal destino dos entorpecentes era a máfia sérvia.

Segundo a PF, esta foi a primeira ação decorrente da criação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) no estado de São Paulo. A iniciativa visa integrar as forças de segurança federais, estaduais e municipais no combate ao crime organizado. Além do apoio da Marinha do Brasil, da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, a operação contou com a cooperação de autoridades de Cabo Verde, Estados Unidos da América e Inglaterra.

A investigação sobre a organização criminosa começou em abril do ano passado, quando um pesqueiro de bandeira brasileira foi interceptado na costa africana, carregado com 5.457 kg de cocaína. Na embarcação, foram localizados sete tripulantes: cinco brasileiros e dois montenegrinos. Todos foram presos em flagrante.

Outra ocorrência importante no trabalho investigativo foi a apreensão de 1.216 kg de cocaína em um pesqueiro abordado em alto-mar. A embarcação havia partido de Fortaleza (CE) com seis tripulantes brasileiros, que foram presos em flagrante.

Os investigados irão responder pelos crimes de tráfico transnacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Caso sejam condenados, as penas podem chegar a 40 anos de prisão.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

profissionais-da-regiao-debatem-sobre-consumo-e-producao-de-combustivel-verde

G1 Santos

Profissionais da região debatem sobre consumo e produção de combustível verde

Como as empresas do porto de Santos vêm utilizando combustível verde Béatrice Dupuy abordou as ações da Santos Brasil em relação ao uso de combustíveis verdes. Ela mencionou que as tecnologias voltadas a esse tipo de energia, em sua maioria, são importadas da China, elevando os custos de aquisição. "Atualmente, as tecnologias à nossa disposição no país são escassas", afirmou. A empresa portuária, signatária do Pacto Global com a ONU […]

today5 de outubro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%