G1 Mundo

Shein: congressistas dos EUA pedem investigação da empresa chinesa por suspeita de trabalho forçado

today3 de maio de 2023 7

Fundo
share close

Grupo de legisladores afirmam que a empresa usa algodão da região Autônoma Uigur de Xinjiang; representante da empresa nega e diz que tem ‘tolerância zero’ para o trabalho forçado.


Empresa chinesa Shein — Foto: Stefeni Reynolds/ AFP



Um grupo de legisladores dos Estados Unidos pediu à autoridade reguladora de Wall Street que exija que a empresa chinesa de moda Shein comprove e certifique que não utiliza trabalho forçado de membros da etnia uigur como condição para uma oferta pública de ações.

O grupo de 24 parlamentares reúne republicanos e democratas da Câmara americana. Eles assinaram uma carta para solicitar para o chefe da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos a tomar medidas contra a Shein, que, segundo relatos, usa algodão da Região Autônoma Uigur de Xinjiang.

Um porta-voz da Shein afirmou que a empresa não possui fornecedores na região de Xinjiang e que tem “tolerância zero” para o trabalho forçado.

“A Shein está levantando capital agressivamente e planeja realizar uma oferta pública inicial antes do final deste ano fiscal”, disseram os legisladores em uma carta escrita em 1º de maio.

Fundada na China em 2008 e atualmente sediada em Singapura, a Shein se tornou um dos símbolos da moda de baixo custo e do crescimento econômico chinês.

“Pedimos que estabeleça regulamentações e ordene à Shein que certifique, por meio de uma verificação independente, que a empresa não usa trabalho forçado uigur como condição para se registrar para a emissão de valores nos Estados Unidos“, ressaltaram os parlamentares.

Grupos de direitos humanos denunciam que os uigures, de religião muçulmana, são submetidos a detenções em massa em campos de trabalho forçado e proibidos de expressar sua cultura.

Pequim alega que a minoria étnica não está sendo reprimida e que cumpre programas de reeducação para combater o terrorismo islâmico em Xinjiang.

Loja da Shein em formato pop-up (temporário) foi aberta em 2022, no Shopping Vila Olímpia; relembre:

Inauguração de loja da Shein tem confusão em SP

Inauguração de loja da Shein tem confusão em SP

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

corpo-de-pescador-desaparecido-e-encontrado-dentro-de-crocodilo-na-australia

G1 Mundo

Corpo de pescador desaparecido é encontrado dentro de crocodilo na Austrália

Kevin Darmody, de 65 anos, foi visto pela última vez em Kennedy's Bend — um conhecido habitat de crocodilos de água salgada, localizado em uma área remota ao norte de Queensland — no sábado (29). Após dois dias de buscas na região, a polícia sacrificou dois crocodilos enormes e encontrou restos mortais humanos dentro de um deles. A polícia afirmou que foi um "final trágico" para Darmody. Um processo formal […]

today3 de maio de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%