G1 Santos

SPA define três empresas para administrar a Ferrovia Interna do Porto de Santos, SP

today18 de outubro de 2022 14

Fundo
share close

Autoridade portuária divulgou que a Ferrovia Centro Atlântica S/A (VLI), MRS Logística S/A e Rumo S/A compõem a nova cessionária.

A SPA informou que as empresas serão responsáveis pela gestão, operação, manutenção e expansão da Ferrovia Interna do Porto de Santos, no litoral de SP, pelos próximos 35 anos. — Foto: Divulgação/ Santos Port Authority



As empresas Ferrovia Centro Atlântica S/A (VLI), MRS Logística S/A e Rumo S/A foram aprovadas para administrar a Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), no litoral de São Paulo, e devem investir ao menos R$ 891 milhões no local. A composição da nova cessionária foi publicada no site da Santos Port Authrity (SPA), a autoridade portuária em Santos, nesta segunda-feira (17).

Conforme divulgado pela SPA, a gestão da FIP será cooperativa e se baseará em uma auto regulação administrativa e operacional. Os custos serão compartilhados e não há finalidade lucrativa. Ao longo de todo o contrato da cessionária, a cada dois anos serão realizados chamamentos públicos para garantir o ingresso de novos associados.

Com a publicação das empresas aprovadas, elas têm até 45 dias para apresentar o plano de transição operacional para garantir a transferência segura e sem interrupção das operações ferroviárias no Porto. O grupo deve implementar o plano de transição no prazo máximo de 90 dias e o contrato pode ser assinado ainda neste ano, conforme a autoridade portuária.

As empresas serão responsáveis pela gestão, operação, manutenção e expansão do empreendimento pelo prazo de até 35 anos. A SPA ainda informou que o investimento milionário determinado deve ser realizado em até cinco anos, contados a partir da aprovação dos projetos para o local.

A SPA informou que a capacidade ferroviária do complexo portuário de Santos está próxima da saturação, com 94% de utilização. Por isso, é necessária a expansão para dar andamento à projeção da movimentação de cargas, que deve dobrar entre cinco e 10 anos.

A capacidade ferroviária atual do complexo portuário é de 50 milhões de toneladas por ano, conforme a autoridade. Porém, ela precisa alcançar 115 milhões de toneladas porano para escoar o volume das ferrovias que chegam ao Porto de Santos (MRS, Rumo e VLI).

As obras devem começar logo após a aprovação dos projetos. A SPA listou as principais intervenções que devem ser feitas no local:

  • Pátio ferroviário entre o canal 4 e a Ponta da Praia, que possui três vias férreas para atendimento aos terminais de celulose;
  • Viadutos para eliminação de passagem de nível na região do canal 4 – Marinha;
  • Passarelas de pedestres entre o canal 4 e Ponta da Praia;
  • “Pera” ferroviária, dois viadutos e passarela na região de Outeirinhos;
  • Novo viário da 2ª entrada da margem direita do Porto de Santos, no Saboó.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeitura-executa-melhorias-em-unidade-de-saude-de-santa-cruz-dos-navegantes

Prefeitura de Guarujá

Prefeitura executa melhorias em unidade de saúde de Santa Cruz dos Navegantes

Pintura, manutenção no telhado, além de revitalização dos consultórios estão entre os serviços executados Em Guarujá, o Pronto Socorro e Unidade de Saúda da Família (Usafa) de Santa Cruz dos Navegantes, que fica na Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/n°, passam por melhorias. No momento, as equipes da Prefeitura executam serviços como manutenção no telhado, pintura total, construção de lixeiras (comuns e sépticas) e também de novos abrigos para cilindros de […]

today18 de outubro de 2022 19

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%