Destaques

STF atende PT e manda colocar termo para atender trans junto de “pai” e “mãe”

today18 de outubro de 2024 4

Fundo
share close

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que hospitais em todo o Brasil devem incluir os termos “parturiente” e “responsável legal” na Declaração de Nascido Vivo, ao lado de “mãe” e “pai”, para contemplar a população transexual.

A decisão, relacionada a uma ação proposta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), visa garantir que homens trans e pessoas não binárias sejam reconhecidos de maneira inclusiva no documento oficial de nascimento.

Essa determinação havia sido iniciada em 2021 por uma liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes, mas o plenário do STF decidiu formalizá-la judicialmente para assegurar que a mudança fosse permanente. A Declaração de Nascido Vivo é o documento que os hospitais emitem logo após o nascimento, usado para registrar a criança no cartório.

Além disso, o STF determinou que pessoas trans podem agendar consultas no Sistema Único de Saúde (SUS) sem que o sexo biológico seja um impeditivo. Isso significa que homens trans podem acessar serviços de ginecologia e obstetrícia e mulheres trans podem marcar consultas especializadas tradicionalmente associadas a homens.

O Ministério da Saúde foi orientado a ajustar seus sistemas para garantir o acesso dessas pessoas aos serviços médicos sem constrangimento ou dificuldades burocráticas.



Essas decisões visam aumentar a inclusão de pessoas trans nos sistemas de saúde e registro civil, facilitando seu acesso a serviços básicos e direitos fundamentais.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Destaques.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

acreditar-que-governo-lula-vai-prender-putin-e-como-acreditar-em-papai-noel

G1 Santos

Acreditar que governo Lula vai prender Putin é como acreditar em Papai Noel

Lawrence Maximus - 15/10/2024 15h53 Lula Foto: EFE/EPA/STEPHANI SPINDEL Jamais cairei no conto do vigário deste governo, que escolheu ser vassalo do eixo do mal. O ministro Mauro Vieira, sempre esteve ao lado da Rússia nas decisões da ONU, inclusive contra Israel. Acreditar que pode haver ordem judicial para prender o presidente russo, Vladimir Putin, é delírio, melhor acreditar em Papai Noel. Com o famoso “migué”, o chanceler não descartou […]

today15 de outubro de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%