G1 Santos

STJ rejeita pedido da defesa e destrava análise para que Robinho cumpra pena no Brasil por estupro na Itália

today16 de agosto de 2023 2

Fundo
share close

Robinho é condenado na Itália por violência sexual

Robinho é condenado na Itália por violência sexual



A defesa dele, no entanto, pediu ao STJ que determinasse ao governo da Itália o envio ao Brasil da íntegra do processo, traduzida para o português.

Se tivesse sido concedida, a medida poderia arrastar a conclusão do procedimento e atrasar o início de um possível cumprimento da pena. No entanto, com a rejeição do pedido, o processo de homologação da decisão pode voltar a tramitar.

Relator do caso, o ministro Francisco Falcão rejeitou o pedido de cópia em uma análise inicial. Os advogados recorreram e o caso foi julgado pela Corte Especial do STJ, que reúne os 15 ministros mais antigos do tribunal.

Falcão argumentou não haver necessidade de determinar a cópia traduzida do processo, porque toda a ação judicial na Itália foi acompanhada pela defesa do jogador, ao longo do julgamento.

O ministro classificou o pedido da defesa como “descabido”. “O ato homologatório limita-se a análise dos requisitos formais. Questões de mérito não podem ser analisadas pelo STJ”, afirmou.

O ministro Raul Araújo chegou a indicar que pediria vista (mais prazo para análise do processo), mas recuou após falas dos colegas. Raul Araújo argumentou que tem dúvidas se cabe ao STJ homologar o pedido do governo da Itália.

“Não localizei precedente sobre admissibilidade de pedido de homologação de sentença estrangeira para fins criminais”, disse.

A presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura, afirmou que essa questão deve ser discutida em outro momento, e que o julgamento desta quarta tratava apenas do acesso à cópia traduzida.

Homologação da condenação

Robinho entrega passaporte ao Superior Tribunal de Justiça

Robinho entrega passaporte ao Superior Tribunal de Justiça

A TV Globo apurou que há expectativa de que, quando chegar o momento, alguns ministros votem contra a homologação do pedido para cumprimento da pena, sob argumento de que não há previsão da medida no acordo entre Brasil e Itália.

Com isso, um eventual julgamento de Robinho teria que começar do zero na Justiça brasileira.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mae-de-santo-envolvida-em-confusao-generalizada-em-mercado-diz-que-briga-foi-motivada-por-divida-de-r$1,3-mil

G1 Santos

Mãe de santo envolvida em confusão generalizada em mercado diz que briga foi motivada por dívida de R$1,3 mil

A briga generalizada envolveu filhos de santo de Andrea e deixou dez pessoas feridas no domingo (13), em frente ao Mercadão Atacadista, localizado na Avenida Monteiro Lobato, na Vila Atlântica. O caso foi atendido pela Polícia Militar (PM) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a confusão foi registrada por moradores que estavam no local (veja o vídeo acima). Ao g1, Andrea contou que conheceu a mulher […]

today16 de agosto de 2023 20

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%