G1 Mundo

Submarino Triton: conheça o modelo com casco de acrílico e joystick que deve ser usado para viagem até o Titanic

today29 de maio de 2024 7

Fundo
share close

Com casco de acrílico e conduzido por um joystick, um novo submarino, anunciado por um empresário norte-americano e um canadense, promete levar pessoas, com segurança, em expedição até o navio Titanic, nas profundezas do Oceano Atlântico.

➡️ Há cerca de um ano, cinco pessoas morreram durante a viagem com o submersível Titan, que tentava chegar ao Titanic. A embarcação implodiu, matando os passageiros. A expedição gerou uma comoção mundial ao longo de dias, enquanto tentavam o resgate das vítimas.

Ele vai ser produzido pela Triton Submarine, que está há décadas no mercado. A empresa se apresenta como uma “produtora de submersíveis personalizados a expedições de pesquisa e observação” e se posiciona como detentora de recordes:



  • ➡️ Em 2019, um submarino da empresa foi usado no mergulho mais profundo da história, chegando a 10,9 mil metros;
  • ➡️ Em 2018, outro submarino foi usado no mergulho mais profundo do oceano Atlântico com 8,3 mil metros.
  • ➡️ Eles que projetaram, por exemplo, o submersível que Kathryn Sullivan usou para se tornar a primeira americana a mergulhar a 11 mil metros de profundidade na Depressão Challenger, o ponto mais fundo dos mares;
  • ➡️ E, em 2019, foram os primeiros a conseguirem gravar imagens em alta resolução do Titanic.

A proposta deles é criar uma nova versão que vai se chamar “The Explorer – Return to the Titanic”, mas baseada em um modelo já produzido pela empresa: o Triton 4000/2 Abyssal Explorer.

Submarino vai inspirar modelo anunciado para nova expedição ao Titanic — Foto: Divulgação/Triton

Como vai ser o submarino?

Segundo a empresa, o submarino tem 4,45 metros de cumprimento e 2,75 de largura e conta com complexa engenharia naval e tecnologia, pesando 12 toneladas.

  • O submarino tem o que a empresa chama de “asas”. Elas permitem que ele seja conduzido ao longo do mergulho, podendo ser dirigido até mesmo em espaços pequenos.
  • Ele vai ter um casco amplo de acrílico. A ideia é que o casco, somado às câmeras acopladas de alta resolução ele tenha uma visão 320° do fundo do oceano.
  • Diferentemente do Titan, que implodiu, e que só poderia descer a 1,3 mil metros, ele pode descer a 4 mil metros de forma segura, segundo a produtora.
  • A tecnologia naval do submarino permite que ele desça e suba das profundezas em uma viagem de menos de duas horas — menos do que se propunha o Titam.
  • Tem capacidade para apenas duas pessoas por viagem.
  • O submarino tem uma resistência em viagem de 12 horas.
  • O controle vai ser feito por um joystick, mas há também um controle de tela sensível ao toque e substituição manual.

Imagem do controle de direção do submarino — Foto: Divulgação/Triton

O Triton 4000 — que traz o número no nome, justamente, em referência à profundidade que pode atingir — já é licenciado para uso comercial.

Com a capacidade, a ideia dos empresários é criar um modelo personalizado para a expedição. O modelo deve custar milhões de dólares e a previsão é que fique pronto em 2026.

Dono de empresas de submarino e empresário anunciam expedição ao Titanic — Foto: Arte/g1

Patrick Lahey é cofundador e presidente da Triton Submarines. Ele é quem vai ficar responsável pelo projeto do submarino.

Além de empresário, ele é um entusiasta do mergulho. Lahey se tornou o segundo canadense a chegar ao fundo da Fossa das Marianas, ponto mais profundo dos oceanos que fica no Pacífico. E também foi a primeira pessoa a mergulhar duas vezes no Challenger Deep acompanhado por outro explorador.

O cofundador da Triton vai fazer o submarino a pedido do magnata Larry Connor, de Ohio. O empresário de 74 anos é fundador do Connor Group, uma empresa do ramo financeiro. Atualmente, segundo a Forbes, a empresa opera uma carteira de R$ 26 bilhões.

Empresários anunciam submarino para ir ao Titanic — Foto: Divulgação/Triton

Veja como funciona o submarino que levava turistas para ver destroços do Titanic

Veja como funciona o submarino que levava turistas para ver destroços do Titanic




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

estudante-encontra-larva-em-prato-de-comida-de-escola-estadual-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Estudante encontra larva em prato de comida de escola estadual no litoral de SP

Os estudantes de uma escola estadual em São Vicente, no litoral de São Paulo, alegam que a merenda dos alunos já foi servida com larvas. Em imagem obtida pelo g1 é possível ver uma pequena larva branca em um prato. A Diretoria de Ensino responsável pela unidade afirmou, em nota, que os alimentos foram imediatamente descartados (veja mais abaixo). A foto foi tirada por um estudante, enquanto fazia a refeição […]

today29 de maio de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%