As dúvidas de Lochridge sobre a segurança do submersível desaparecido estão contidas em uma resposta que ele apresentou a uma ação movida contra ele pela empresa.
Um enorme esforço de busca da guarda costeira dos EUA e do Canadá está em andamento no Atlântico Norte depois que o submersível OceanGate que transportava cinco pessoas desapareceu no domingo (18) durante uma expedição aos destroços do Titanic.
Lochridge, piloto de submarino e mergulhador da Escócia, começou a trabalhar para a OceanGate em maio de 2015 como contratado independente antes de ser promovido a diretor de operações marítimas, de acordo com documentos judiciais.
No processo aberto no estado de Washington há cinco anos, a Oceangate acusou Lochridge de violar um acordo de confidencialidade ao divulgar informações confidenciais e proprietárias.
Em uma reconvenção, Lochridge disse que foi demitido pela OceanGate em janeiro de 2018 depois de “levantar questões críticas de segurança em relação ao design experimental e não testado da OceanGate do Titan”.
“Lochridge primeiro expressou preocupações verbais sobre as questões de segurança e controle de qualidade em relação à administração executiva da Titan para a OceanGate”, disse o documento. “Essas comunicações verbais foram ignoradas.”
Lochridge estava preocupado, dizia a reconvenção, com “o controle de qualidade e segurança do Titan, particularmente a recusa da OceanGate em realizar testes críticos e não destrutivos do projeto experimental do casco”.
Os passageiros do Titan podem estar expostos ao perigo quando o submersível atinge profundidades extremas, alertou Lochridge.
Em seu registro, Lochridge disse que a porta de observação na extremidade dianteira do submersível foi construída para sustentar uma pressão certificada de 1.300 metros, embora a OceanGate planejasse levar os passageiros a profundidades de cerca de 4.000 metros.
“A OceanGate recusou-se a pagar ao fabricante para construir uma janela de visualização que atendesse à profundidade exigida de 4.000 metros”, disse o documento.
O Titanic está a uma profundidade de cerca de 3.800 metros.
Lochridge também “encorajou fortemente” a OceanGate a usar uma agência de classificação como o American Bureau of Shipping para inspecionar e certificar o Titan, disse o documento.
“Em vez de abordar suas preocupações ou passar por ações corretivas para corrigir e garantir a segurança do Titã experimental, ou utilizar uma agência de classificação padrão para inspecionar o Titã, a OceanGate fez exatamente o oposto – eles imediatamente demitiram Lochridge”, afirmou.
De acordo com o “Insider” e o “New Republic”, que relataram o processo pela primeira vez, a reclamação foi resolvida fora do tribunal em novembro de 2018.
O CEO da OceanGate, Stockton Rush, é uma das cinco pessoas a bordo do Titan.
Além das preocupações de segurança apresentadas por Lochridge, o “New York Times” publicou na terça-feira uma carta de março de 2018 da Marine Technology Society para Rush, na qual os membros do grupo da indústria expressaram “preocupação unânime” sobre o Titan.
“Nossa apreensão é que a atual abordagem experimental adotada pela Oceangate possa resultar em resultados negativos (de menor a catastrófico) que teriam sérias consequências para todos na indústria”, disse a carta.
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