G1 Mundo

Suécia não entrará na Otan antes de outubro, diz Turquia

today12 de julho de 2023 7

Fundo
share close

A tão aguardada entrada da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que blindará definitivamente o norte da Europa de ameaças da Rússia, não deve ocorrer pelo menos até o fim do ano.

Nesta quarta-feira (12), o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que o Parlamento turco só poderá ratificar a adesão do país nórdico depois de outubro – pelas regras da Otan, o Legislativo de cada um dos 31 países membros da aliança militar devem votar e aprovar a entrada de um novo membro.

Erdogan chegou a exigir que a devolução desses refugiados, o que o governo do país nórdico negou. Por isso, o líder turco vinha resistindo à ideia da entrada da Suécia na Otan – pela regra da aliança militar, um novo país só pode entrar no grupo por unanimidade de todos os Estados membros.



O Parlamento turco não poderá ratificar a adesão da Suécia à Otan antes de outubro devido ao recesso de verão do Congresso, disse o presidente Recep Tayyip Erdogan nesta quarta-feira (12).

“Há dois meses de recesso parlamentar, e depois haverá muitas propostas legislativas que serão discutidas por ordem de importância”, declarou o presidente turco, respondendo a um jornalista que lhe perguntava se a adesão poderia ser ratificada em outubro.

Entenda o que é a Otan

Entenda o que é a Otan

Erdogan encerrou, na última segunda-feira, 14 meses de bloqueio ao suspender seu veto à incorporação da Suécia à aliança militar.

O chefe de Estado advertiu, no entanto, a Estocolmo que não deveriam se produzir novas ofensas ao Alcorão: “Esperamos da Suécia que não se tolere mais ataques contra o Alcorão, que ofendem mais de 2 bilhões de muçulmanos em todo o mundo”, apontou.

Nos últimos dois meses, indivíduos queimaram exemplares do Alcorão na Suécia em duas ocasiões, a última no final de junho, ações quer Erdogan classificou como “terroristas”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

veja-video-que-mostra-vulcao-em-atividade-na-islandia

G1 Mundo

Veja vídeo que mostra vulcão em atividade na Islândia

Na segunda-feira (10), um vulcão entrou em atividade na Islândia, perto da capital, Reykjavik. Passados dois dias, a atividade do vulcão diminuiu e, como consequência, a qualidade do ar melhorou --durante uma erupção, há emissão de gases tóxicos. A erupção diminuiu consideravelmente, informou o Escritório Meteorológico da Islândia, Vedur, na terça-feira. No entanto, as pessoas ainda devem ficar longe da montanha. O vulcão Litli Hrútur fica a cerca de 60 […]

today12 de julho de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%