G1 Mundo

Sumiços repentinos não são incomuns na China; veja alguns casos

today20 de julho de 2023 7

Fundo
share close

Há um mistério em torno do paradeiro do ministro chinês das Relações Exteriores Qin Gang, e sua ausência em eventos importantes da diplomacia chinesa e internacional tem gerado especulações e perguntas. O governo chinês, através de sua porta-voz, afirmou não ter informações sobre quando ele volta, e relatos na imprensa sobre o assunto foram retirados do ar.

Entre as pessoas famosas que já desapareceram, está o bilionário Jack Ma, fundador do Ali Baba em 2020. Ele criticou o sistema financeiro chinês – controlado pelo governo. Depois disso, não foi mais visto. Reapareceu dois anos depois como professor em Tóquio, no Japão.

Bilionário Jack Ma. — Foto: Reprodução/JN



A tenista Peng Shuai sumiu após acusar um ex-integrante do governo de assédio sexual. Reapareceu em três semanas dizendo que estava tudo bem e desapareceu de novo.

Tenista Peng Shuai — Foto: Reprodução/JN

Fan desapareceu por meses, até surgirem notícias de que ela e as empresas que ela representava teriam de pagar impostos e multas no total de US$ 130 milhões.

Atriz chinesa Fan Bingbing posa para foto no Festival de Cinema de Cannes, na França, em maio de 2018 — Foto: Stephane Mahe/File Photo/Reuters

Ren Zhiqiang em foto de 3 de dezembro de 2012 — Foto: Color China Photo via AP

O cientista chinês scientist He Jiankui afirma ter ajudado a criar os primeiros bebês geneticamente modificados no mundo. — Foto: Mark Schiefelbein (AP)

Por que pessoas desaparecem na China?

O desaparecimento do ministro chinês lançou luz casos semelhantes envolvendo políticos, artistas, líderes empresariais e outras personalidades chinesas. Mas por que isso acontece?

A China diz ser uma nação “governada por lei”, mas o Partido Comunista é quem toma todas as decisões e há grandes “áreas cinzentas” na aplicação das leis.

Além disso, o controle da imprensa e da internet permite às autoridades controlarem as informações, manterem os desaparecimentos em sigilo e bloquear as críticas, embora as notícias acabem frequentemente circulando na clandestinidade e no exterior.

Para celebridades chinesas, envolver-se com autoridades pode ser fatal. Para empresários, pode significar perda de status e de acesso ao mercado e até a prisão. Para políticos, muitas vezes significa o completo desaparecimento no sistema carcerário e a perda de contato com a família advogados

Mesmo antes de assumir o poder, em 1949, o Partido Comunista passou por brigas internas em que o lado perdedor foi eliminado. Na Revolução Cultural de 1966-76, políticos, professores e músicos ficaram presos por anos sem acusações, muitas vezes em solitárias.

Veja a reportagem do Jornal Nacional completa abaixo:

Sumiço de ministro do governo chinês mobiliza a diplomacia internacional

Sumiço de ministro do governo chinês mobiliza a diplomacia internacional




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

stj-mantem-prisao-de-suposto-espiao-russo-que-atuava-no-brasil

G1 Mundo

STJ mantém prisão de suposto espião russo que atuava no Brasil

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, negou na quarta-feira (19) um pedido de liberdade apresentado por Sergey Vladimirovich Cherkasov, cidadão russo apontado por autoridades como espião. Em abril de 2022, Cherkasov foi detido na Holanda ao tentar entrar no país com um passaporte brasileiro em nome de Viktor Muller Ferreira. Segundo as autoridades holandesas, o russo planejava trabalhar no Tribunal Penal Internacional, […]

today20 de julho de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%