G1 Mundo

Suprema Corte dos EUA permite que empresa recuse atendimento a casais do mesmo sexo

today30 de junho de 2023 7

Fundo
share close

Na decisão, sobre um caso específico no Colorado, os juízes da Suprema Corte, de maioria conservadora, entenderam que o direito constitucional à liberdade de expressão permite que empresas e donos de negócios se recusem a fornecer serviços para casamentos do mesmo sexo.

A decisão pode respingar em outros serviços prestados a qualquer pessoas LGBTQIA+.

Por 6 votos a 3, os juízes anularam a decisão de um tribunal inferior, que havia condenado a empresária Lorie Smith, de Denver, dona da empresa 303 Creative, que vende sites de casamentos personalizados.



Um procurador do estado alegou que a decisão de Smith vai de encontro a uma lei do Colorado que proíbe a discriminação apenas pela orientação sexual de clientes.

“A Primeira Emenda prevê os Estados Unidos como um lugar rico e complexo onde todas as pessoas são livres para pensar e falar como quiserem, não como o governo exige”, escreveu o relator da decisão, o juiz conservador Neil Gorsuch.

Já os três juízes liberais da Corte discordaram da decisão.

“Hoje, a Corte, pela primeira vez em sua história, concede a uma empresa aberta ao público o direito constitucional de se recusar a servir membros de uma classe protegida“, escreveu a juíza liberal Sonia Sotomayor.

Também nesta sexta, os juízes da Suprema Corte vetaram o plano do presidente do país, Joe Biden, de perdoar uma dívida de empréstimos estudantis no valor de US$ 430 bilhões (cerca de R$ 2,76 trilhões). A Casa Branca já criticou a decisão e afirmou que Biden anunciará novas ações para proteger os estudantes que recorreram aos créditos estudantis.

Suprema Corte dos Estados Unidos sentencia que dono de site de casamentos pode rejeitar serviço a casais do mesmo sexo pela orientação sexual dos clientes. — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Antes da decisão da Suprema Corte, o governo de Colorado, grupos de direitos civis e juristas já haviam alertado em comunicado para um “efeito cascata” caso Smith vencesse.

A sentença favorável à designer de sites de casamento, argumentaram, permitirá a discriminação baseada não apenas nas crenças religiosas dos empresários, mas também em visões potencialmente racistas, sexistas e anti-religiosas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-e-receita-federal-apreendem-75-kg-de-cocaina-em-navio-no-porto-de-santos,-sp

G1 Santos

Polícia e Receita Federal apreendem 75 kg de cocaína em navio no Porto de Santos, SP

Equipes da Polícia e Receita Federal, em ação conjunta com a Guarda Portuária e Marinha do Brasil, frustraram a tentativa de envio de 75 Kg de cocaína ao exterior por meio do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A droga foi encontrada em um navio graneleiro carregado com açúcar, que tinha como destino a Nigéria. De acordo com a Polícia Federal, o navio com a droga encontrava-se atracado […]

today30 de junho de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%