Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
A aeronave, que fazia o voo LA8073, ia para Guarulhos, em São Paulo. Em nota, a Latam lamentou o episódio, informou que o desembarque ocorreu normalmente e em segurança e disse que os passageiros foram reacomodados em outros voos.
O tail strike ocorre quando a fuselagem do avião bate na pista. O evento pode causar danos estruturais à aeronave e, a depender da gravidade, levar à perda do controle —mas com baixo risco de fatalidades.
As conclusões estão no documento “Tail Strikes no pouso e na decolagem – Avaliação de Risco de Segurança”, divulgado em dezembro de 2023 pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) para a comunidade aeronáutica. A entidade representa mais de 330 companhias aéreas em todo o mundo, o equivalente a 80% do tráfego aéreo global.
Em decolagens, pousos ou arremetidas. quando há contato da aeronave com a pista. No caso do avião da Latam, o incidente ocorreu na decolagem.
De acordo com um banco de dados de prevenção e monitoramento de tendências da Iata, 9% dos acidentes entre 2013 e 2022 estiveram relacionados ao tail strike. E 2022, houve 24 ocorrências desse tipo, das quais 6 foram classificadas como acidentes. Entre janeiro e outubro de 2023, houve 43 ocorrências.
Segundo os dados da Iata, 79% dos acidentes envolvendo tail strike se deram durante o pouso ou durante arremetidas. No caso do avião da Latam, o episódio ocorreu na decolagem.
Trajeto de voo da Latam que voltou para Milão — Foto: Reprodução/FlightAware
Segundo a Iata, entre os motivos mais comuns estão:
No caso do avião da Latam, a aeronave seria inspecionada em busca de danos estruturais.
“Embora normalmente haja um baixo risco de fatalidades, essas ocorrências podem causar danos significativos às aeronaves, resultando em milhões de dólares em reparação e em perda de receitas” para as companhias aéreas, diz o documento da Iata —uma vez que, durante o conserto, os aviões deixam a malha aérea.
Segundo a Iata, entre as consequências e riscos mais comuns de um tail strike estão:
A Iata orienta as companhias aéreas a monitorar todos os eventos de forma a identificar os fatores mais comuns e, assim, evitar que novos incidentes/acidentes aconteçam. O documento “Tail Strikes no pouso e na decolagem – Avaliação de Risco de Segurança” também lista a necessidade de treinamentos específicos de tripulação, como com simuladores, que devem ser feitos.
Turbulência severa: o que é, como impacta os passageiros e o que fazer
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
“Nós estávamos na parte de trás do avião e escutamos um barulho alto. Eu até brinquei com meu amigo e falei que tinha passado em cima de um quebra-molas. Na hora que a cauda do avião atingiu o solo, escutamos um barulho muito grande”, contou Urias. Urias, a esposa e outros três casais de amigos viajaram no dia 19 de junho para um tour de moto pela Europa. Eles estavam […]
Fabio Paschoal
19:05 - 21:05
Fabiano Farias
21:10 - 22:10
00:00 - 07:25
Publicar comentários (0)