G1 Mundo

‘Tail strike’ fez avião da Latam retornar a aeroporto após decolar em Milão; entenda o que é

today10 de julho de 2024 5

Fundo
share close

A aeronave, que fazia o voo LA8073, ia para Guarulhos, em São Paulo. Em nota, a Latam lamentou o episódio, informou que o desembarque ocorreu normalmente e em segurança e disse que os passageiros foram reacomodados em outros voos.

O tail strike ocorre quando a fuselagem do avião bate na pista. O evento pode causar danos estruturais à aeronave e, a depender da gravidade, levar à perda do controle —mas com baixo risco de fatalidades.

As conclusões estão no documento “Tail Strikes no pouso e na decolagem – Avaliação de Risco de Segurança”, divulgado em dezembro de 2023 pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) para a comunidade aeronáutica. A entidade representa mais de 330 companhias aéreas em todo o mundo, o equivalente a 80% do tráfego aéreo global.



Quando ocorre o tail strike?

Em decolagens, pousos ou arremetidas. quando há contato da aeronave com a pista. No caso do avião da Latam, o incidente ocorreu na decolagem.

De acordo com um banco de dados de prevenção e monitoramento de tendências da Iata, 9% dos acidentes entre 2013 e 2022 estiveram relacionados ao tail strike. E 2022, houve 24 ocorrências desse tipo, das quais 6 foram classificadas como acidentes. Entre janeiro e outubro de 2023, houve 43 ocorrências.

O tail strike acontece mais durante o pouso ou na decolagem?

Segundo os dados da Iata, 79% dos acidentes envolvendo tail strike se deram durante o pouso ou durante arremetidas. No caso do avião da Latam, o episódio ocorreu na decolagem.

Trajeto de voo da Latam que voltou para Milão — Foto: Reprodução/FlightAware

O que pode provocar um tail strike na decolagem?

Segundo a Iata, entre os motivos mais comuns estão:

  • A tripulação ter decidido tirar o avião depois do momento ideal, ou alguma falha na técnica de pilotagem;
  • Ventos, tesoura de vento ou turbulência durante a decolagem;
  • Aeronave fora do centro de gravidade ideal, devido a falha no cálculo de peso e balanceamento, o que a pode deixar mais pesada no fundo, por exemplo;
  • Inserção de dados incorretos no computador de bordo que calcula a performance da decolagem;
  • Aeronave configurada incorretamente para a decolagem.

Quais as consequências de um tail strike na decolagem?

No caso do avião da Latam, a aeronave seria inspecionada em busca de danos estruturais.

“Embora normalmente haja um baixo risco de fatalidades, essas ocorrências podem causar danos significativos às aeronaves, resultando em milhões de dólares em reparação e em perda de receitas” para as companhias aéreas, diz o documento da Iata —uma vez que, durante o conserto, os aviões deixam a malha aérea.

Segundo a Iata, entre as consequências e riscos mais comuns de um tail strike estão:

  • Perda de controle em voo
  • Aeronave pode parar depois da pista, caso o avião não consiga decolar;
  • Aeronave pode seguir voo com problemas
  • Se o tail strike for causado por algo na pista, como um objeto, o avião seguinte pode sofrer o mesmo problema

A Iata orienta as companhias aéreas a monitorar todos os eventos de forma a identificar os fatores mais comuns e, assim, evitar que novos incidentes/acidentes aconteçam. O documento “Tail Strikes no pouso e na decolagem – Avaliação de Risco de Segurança” também lista a necessidade de treinamentos específicos de tripulação, como com simuladores, que devem ser feitos.

Turbulência severa: o que é, como impacta os passageiros e o que fazer

Turbulência severa: o que é, como impacta os passageiros e o que fazer




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

goianos-que-voltam-de-milao-para-sao-paulo-relatam-susto-apos-aviao-bater-cauda-ao-decolar:-‘barulho-muito-alto’

G1 Mundo

Goianos que voltam de Milão para São Paulo relatam susto após avião bater cauda ao decolar: ‘Barulho muito alto’

“Nós estávamos na parte de trás do avião e escutamos um barulho alto. Eu até brinquei com meu amigo e falei que tinha passado em cima de um quebra-molas. Na hora que a cauda do avião atingiu o solo, escutamos um barulho muito grande”, contou Urias. Urias, a esposa e outros três casais de amigos viajaram no dia 19 de junho para um tour de moto pela Europa. Eles estavam […]

today10 de julho de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%