G1 Mundo

Taiwan detecta helicóptero e 3 navios de guerra chineses perto da ilha após encontro com autoridade dos EUA

today6 de abril de 2023 15

Fundo
share close

O Ministério da Defesa de Taiwan disse, nesta quinta-feira (6), que detectou um helicóptero e três navios de guerra chineses perto da ilha, após o encontro de sua presidente, Tsai Ing-wen, com o presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy.

“Uma aeronave do Exército Popular de Libertação e três barcos da Marinha do Exército Popular de Libertação foram detectados às 6h [19h em Brasília] de hoje [quinta-feira]”, diz um comunicado do ministério.

“As Forças Armadas monitoraram a situação e mobilizaram aviões de patrulha aérea de combate, navios da marinha e sistemas de mísseis terrestres para responder a essas atividades”, acrescentou.



O comunicado foi divulgado após o encontro de Tsai com McCarthy em Los Angeles, durante uma escala nos Estados Unidos em sua viagem de volta da Guatemala e Belize, dois dos últimos aliados oficiais da ilha.

A China prometeu responder com “medidas firmes e eficazes” a esta reunião.

Na véspera, o Conselho de Assuntos do Continente de Taipé, encarregado da política em relação a Pequim na ilha, acusou as autoridades comunistas de “obstruir” o comércio no Estreito de Taiwan com inspeções de navios de carga e passageiros.

As autoridades marítimas chinesas já tinham indicado que reforçariam as patrulhas nas águas que separam esta ilha do continente.

“A ação do lado chinês aumenta deliberadamente as tensões no estreito”, lamentou o conselho taiwanês.

“É uma clara violação do acordo de navegação através do Estreito e da prática marítima que terá um sério impacto adverso no tráfego normal entre os dois lados”, acrescentou.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

depois-de-ser-acusado-de-crime,-trump-pede-reducao-de-orcamentos-do-departamento-de-justica-e-do-fbi

G1 Mundo

Depois de ser acusado de crime, Trump pede redução de orçamentos do Departamento de Justiça e do FBI

Na terça-feira, Trump foi acusado formalmente de um crime na Justiça de Nova York. Foi a primeira vez que acusações formais foram apresentadas contra qualquer ex-presidente norte-americano ou presidente em exercício. Um dia depois, ele escreveu em uma rede social: "Os republicanos no Congresso devem retirar as verbas do DOJ (Departamento de Justiça) e do FBI até eles voltarem a si". O FBI, que é parte do Departamento de Justiça, […]

today6 de abril de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%