Pleno News

Talento e Determinação. O que é mais importante?

today6 de outubro de 2022 16

Fundo
share close

Josué Valandro Jr.
06/10/2022 12h47

Quando olhamos um garoto de 5 anos chutando uma bola, já vemos claramente se terá talento para o futebol. Quando vemos um desenho de uma menina de 6 anos já vemos se tem talento para desenhar. Enfim, talento nato é facilmente percebível.

Mas talento não é apenas algo nato. Pode ser desenvolvido. Uma pessoa que não sabia nada de violão pode ser um grande músico? Pode sim. Desde que aprenda a tocar, e treine um número de horas diariamente para desenvolver esse talento.

Mas um talento nato pode perder para o talento desenvolvido? É óbvio que sim. Um talento nato sem o adequado preparo, treino e condicionamento físico, emocional e espiritual, pode não dar em nada.

Pegue uma pessoa com talento nato para jogar tênis, mas que não treina, não está condicionada fisicamente, e não desenvolve suas habilidades emocionais para suportar a pressão de um esporte individual. Logo será possível ver que essa pessoa será facilmente vencida por alguém que decidiu desenvolver seu talento.



Concluo que a determinação conta mais que o talento. Pois o talento é desenvolvido pela determinação.

Você não ser o mais habilidoso, não significa que não possa ser o melhor do mundo. O jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho tinha habilidade para ser melhor do mundo muito mais vezes que foi. Creio que tinha muito mais talento que o português Cristiano Ronaldo. Mas o Cristiano não tem apenas talento nato, ele supera a maioria dos jogadores do mundo no quesito “determinação”, e se tornou uma máquina de vencer, ganhando várias bolas de ouro como melhor jogador do mundo.

Não ignore seu talento. Mas não ignore que sua determinação pode ser seu diferencial diante do talento.

Josué Valandro Jr. é pastor presidente da Igreja Batista Atitude. Mestre em Teologia pelo Southeastern Baptist Theological Seminary, na Carolina do Norte (USA). Pós-graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela UNILESTE-MG. Graduado pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e também em Informática pela PUC-RJ. Valandro é casado com Bianca, e pai de Lucas e Gabriel.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Siga-nos nas nossas redes!

O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Pleno News.

Por: Josue Valandro Jr.

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

defesa-civil-emite-alerta-para-chuvas-intensas-a-partir-desta-quinta-feira-na-baixada-santista

G1 Santos

Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas a partir desta quinta-feira na Baixada Santista

Acumulado de chuvas esperado para a Baixada Santista é de 120 milímetros. Segundo o órgão, chuvas intensas poderão vir acompanhadas de raios e granizos. Chuva em Santos, no litoral paulista — Foto: Luigi Bongiovanni/Thenews2/Estadão Conteúdo A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população para um período de chuvas intensas que atingirá todo o estado, incluindo as cidades da Baixada Santista, a partir desta quinta-feira (6) permanecendo até […]

today6 de outubro de 2022 31

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%