Flórida declara estado de emergência com aproximação de Idalia
No auge da temporada de furacões no Atlântico Norte, a Flórida declarou estado de emergência por conta da tempestade tropical Idália que avança pelo golfo do México e está ganhando força.
O governador Roni de Santis convocou a imprensa para alertar a população sobre o perigo e pediu que se preparem. Ele disse que ainda nesta segunda-feira (28), o Idalia deve se tornar um furacão categoria três, com ventos que podem passar os 200 quilômetros por hora.
A previsão é que Idalia toque o solo americano na manhã da terça-feira (29). Apesar da dificuldade de prever o local exato, os meteorologistas alertam que a combinação da grande tempestade com a maré é perigosa. Em São Petersburgo, no Oeste do estado, a prefeitura distribuiu sacos de areia para os moradores montarem barreiras de proteção contra a água.
Este ano, as temperaturas da água no Golfo do México e no Oceano Atlântico, especialmente ao longo do litoral da Flórida, estão acima da média. A temperatura da água quente serve como combustível para furacões, tornando-os mais intensos.
Temporada de furações nos EUA: Flórida declara estado de emergência com aproximação de Idalia — Foto: Reprodução/TV Globo
Furacão Franklin no Caribe
No Caribe, o furacão Franklin atingiu a categoria 4, e se aproxima das Ilhas das Bermudas. Na semana passada, o Franklin — ainda na categoria de tempestade tropical — causou estragos na República Dominicana.
Com ventos que podem passar de 230 quilômetros por hora, o Franklin já se tornou o furacão mais forte registrado nessa temporada no Oceano Atlântico.
Furacão Franklin atinge o Caribe — Foto: Reprodução/TV Globo
Publicar comentários (0)