G1 Mundo

Temporada de furações nos EUA: Flórida declara estado de emergência com aproximação de Idalia

today28 de agosto de 2023 15

Fundo
share close

A previsão é que o Idalia toque o solo americano na manhã desta terça-feira (29). No Caribe, o furacão Franklin atingiu a categoria 4 e se aproxima das Ilhas Bermudas.




Flórida declara estado de emergência com aproximação de Idalia

Flórida declara estado de emergência com aproximação de Idalia

No auge da temporada de furacões no Atlântico Norte, a Flórida declarou estado de emergência por conta da tempestade tropical Idália que avança pelo golfo do México e está ganhando força.

O governador Roni de Santis convocou a imprensa para alertar a população sobre o perigo e pediu que se preparem. Ele disse que ainda nesta segunda-feira (28), o Idalia deve se tornar um furacão categoria três, com ventos que podem passar os 200 quilômetros por hora.

A previsão é que Idalia toque o solo americano na manhã da terça-feira (29). Apesar da dificuldade de prever o local exato, os meteorologistas alertam que a combinação da grande tempestade com a maré é perigosa. Em São Petersburgo, no Oeste do estado, a prefeitura distribuiu sacos de areia para os moradores montarem barreiras de proteção contra a água.

Este ano, as temperaturas da água no Golfo do México e no Oceano Atlântico, especialmente ao longo do litoral da Flórida, estão acima da média. A temperatura da água quente serve como combustível para furacões, tornando-os mais intensos.

Temporada de furações nos EUA: Flórida declara estado de emergência com aproximação de Idalia — Foto: Reprodução/TV Globo

Furacão Franklin no Caribe

No Caribe, o furacão Franklin atingiu a categoria 4, e se aproxima das Ilhas das Bermudas. Na semana passada, o Franklin — ainda na categoria de tempestade tropical — causou estragos na República Dominicana.

Com ventos que podem passar de 230 quilômetros por hora, o Franklin já se tornou o furacão mais forte registrado nessa temporada no Oceano Atlântico.

Furacão Franklin atinge o Caribe — Foto: Reprodução/TV Globo

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

praias-da-florida-entram-em-alerta-de-furacao-devido-a-aproximacao-da-tempestade-idalia

G1 Mundo

Praias da Flórida entram em alerta de furacão devido a aproximação da tempestade Idalia

Ventos e chuvas causados pela tempestade tropical "Idalia", formada na região do Caribe, estão avançando no sentido do estado da Flórida, disse o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. A tempestade deve chegar à costa de Tampa às 20h do horário local (18h no horário de Brasília) nesta terça-feira (29). Com ventos podendo chegar a 170km/h a tempestade deve se intensificar e se tornar um furacão, disseram autoridades. O […]

today28 de agosto de 2023 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%