G1 Mundo

Terremoto na Turquia: a adolescente resgatada após 10 dias sob escombros

today16 de fevereiro de 2023 14

Fundo
share close

Aleyna Olmez, de 17 anos, foi retirada dos escombros em Kahramanmaraş, uma cidade do sul do país e próxima do epicentro do tremor.

“Nunca vamos esquecer vocês”, disse o tio da garota, chorando, e abraçando os socorristas.

Aleyna sobreviveu por 10 dias, ferida e com um clima bastante frio. Mas resgates como o dela estão se tornando cada vez mais raros.



O terremoto de magnitude 7.8 matou mais de 41 mil pessoas na Turquia e na Síria. Nenhum dos dois países revelou qual o número de desaparecidos.

Aleyna foi retirada das ruínas de um prédio de apartamentos, informou a emissora turca TRT Haber.

“Ela parecia estar bem de saúde. Ela abria e fechava os olhos”, disse Ali Akdogan, mineiro de carvão que participou do resgate, à agência de notícias AFP.

“Estamos trabalhando aqui neste prédio há uma semana… Ficamos felizes sempre que encontramos um ser vivo, até mesmo um gato”, acrescentou.

Mas as comemorações não duraram muito. Logo após o resgate, soldados turcos ordenaram que as pessoas deixassem o local, pois as equipes haviam encontrado cadáveres que logo seriam levados embora.

Na mesma cidade, três mulheres e duas crianças foram encontradas com vida na quarta-feira.

Na quinta-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um “apelo” por US$ 1 bilhão (R$ 5,2 bilhões) para ajudar as vítimas na Turquia.

O financiamento ajudará 5,2 milhões de pessoas nos próximos três meses e permitirá que organizações humanitárias “aumentem rapidamente” seu apoio, disse António Guterres, secretário-geral da ONU, em comunicado.

Já na Síria, a ONU afirmou que mais de 100 caminhões carregados com mantimentos cruzaram o noroeste do país desde que o governo sírio concordou em permitir que a ONU use mais duas passagens de fronteira.

A ajuda inclui tendas, cobertores, aquecedores, alimentos, remédios e kits de teste de cólera, disse a organização.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

incendio-atinge-viveiro-de-plantas-na-cidade-de-kissimmee,-na-florida

G1 Mundo

Incêndio atinge viveiro de plantas na cidade de Kissimmee, na Flórida

Um grande incêndio começou em um viveiro na cidade de Kissimmee, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (16). O incêndio começou por volta das 2h da manhã na Nursery Supplies Inc. em Kissimmee, que fica ao sul de Orlando, no centro da Flórida. No local que pegou fogo, havia milhares de potes de plástico e por isso, no incêndio, formaram-se chamas e nuvens de fumaça preta e […]

today16 de fevereiro de 2023 31

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%