O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou o envio de aviões de resgate à Holanda após um ataque violento contra torcedores israelenses em Amsterdã.
O incidente ocorreu após a partida entre Ajax Amsterdam e Maccabi Tel Aviv, em que o Ajax venceu por 5 a 0. Os ataques, descritos como antissemitas, ocorreram apesar de uma proibição local de manifestações pró-Palestina perto do Estádio Johan Cruyff.
Um vídeo compartilhado no X (antigo Twitter) mostra um homem gritando “Free Palestine” enquanto agride um torcedor israelense. O rei Willem-Alexander condenou o ataque, afirmando que a Holanda falhou novamente com a comunidade judaica.
O primeiro-ministro holandês, Dick Schoof, garantiu que os responsáveis serão localizados e processados. Autoridades detiveram 57 manifestantes pró-Palestina nas proximidades do estádio.
Líderes israelenses, incluindo Isaac Herzog, compararam o ataque aos pogroms antissemitas e pediram medidas firmes contra os agressores. A missão de resgate israelense inclui equipes médicas e de resgate coordenadas com o governo holandês.
Publicar comentários (0)