G1 Santos

Travessia de balsas entre Bertioga e Guarujá continua paralisada e depende de inspeção antes de ser liberada

today18 de julho de 2022 18

Fundo
share close

Serviço estava previsto para retornar de forma parcial nesta segunda-feira (18). Nova data será definida após resultado da inspeção feita por uma empresa credenciada pela Marinha do Brasil.

Flutuante passou por teste de carga para liberação da travessia de pedestres e ciclistas — Foto: Departamento Hidroviário/Divulgação



A travessia de balsas entre Bertioga e Guarujá, no litoral de São Paulo, continua sem data para voltar a operar. Estava prevista a retomada parcial do serviço nesta segunda-feira (18), mas o Departamento Hidroviário (DH) informou que a estrutura precisa ser inspecionada por uma empresa certificada pela Marinha do Brasil.

Há mais de um mês o serviço está paralisado, desde que o flutuante de 70 toneladas que foi engolido pelo mar, em um dia de ressaca. No último sábado (16) foram feitos testes de carga para liberar primeiro a travessia de pedestres e ciclistas. Segundo o Departamento Hidroviário (DH), está previsto para esta semana o teste de carga para veículos leves – não há data definida.

Assim que sair o resultado da inspeção, e se não houver apontamentos negativos, a travessia de ciclistas e pedestres será retomada. Na sequência, serão liberados os automóveis, dos mais leves aos mais pesados, gradativamente.

Conforme afirmado na última semana pelo diretor geral do DH, José Reis, a confirmação para a retomada do serviço depende de vários fatores. Se ficar comprovado que não houve danos à estrutura do flutuante, a travessia será reaberta aos usuários.

Flutuante engolido pelo mar em Guarujá é reinstalado

Flutuante engolido pelo mar em Guarujá é reinstalado

Flutuante foi retirado do mar por um guindaste de 300 toneladas

O trabalho de içamento do flutuante foi feito no dia 14 de julho, com o auxílio de um guindaste de mais de 300 toneladas e 40 metros de altura. O DH explicou ao g1 que uma equipe com mais de 50 pessoas, entre mergulhadores, engenheiros e rebocadores, esteve envolvida na operação.

A estrutura de aço galvanizado e madeira foi retirada de uma profundidade de três metros. Ela passou por limpeza e lavagem, para retirar o barro e a sujeira presa na madeira.

Flutuante engolido pela força da maré no Guarujá começa a ser retirado do mar por um guindaste de 300 toneladas — Foto: Departamento Hidroviário/Divulgação

Segundo o DH, a travessia também terá um novo atracadouro. O equipamento foi reformado no estaleiro em Guarujá [lugar onde se constroem ou reparam navios] dentro do programa de melhorias, implantado em 2019 pela Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo.

A nova estrutura recebeu um investimento de R$ 3,8 milhões e será anexada à ponte de acesso às balsas. O DH explicou em nota que o atracadouro já estava sendo reformado antes do incidente.

DH iniciou, na manhã desta sexta-feira (1), o transporte do novo flutuante que será instalado na travessia de balsas entre Bertioga e Guarujá — Foto: Divulgação

Um vídeo obtido pelo g1 mostra o momento exato em que o flutuante da balsa é engolido pela maré alta instantes antes dos carros passarem pelo local (veja o vídeo abaixo). O equipamento se rompeu por conta da força da maré no dia 12 de junho. O DH ressalta que ninguém se feriu com a quebra da estrutura.

Vídeo mostra flutuante da balsa entre Guarujá e Bertioga afundando

Vídeo mostra flutuante da balsa entre Guarujá e Bertioga afundando

Nas imagens de câmeras de monitoramento é possível ver que assim que a balsa finaliza a manobra para atracar, o flutuante afunda completamente, fazendo o atracadouro inclinar e impossibilitando a travessia dos veículos que estavam na balsa.

O local é considerado um dos principais acessos entre as duas cidades litorâneas. A sugestão é que os motoristas utilizem rotas alternativas para chegar ao destino, como a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055).

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-de-sao-vicente-tem-183-novas-oportunidades-de-emprego-na-baixada-santista

G1 Santos

PAT de São Vicente tem 183 novas oportunidades de emprego na Baixada Santista

Cidade conta com dois postos de atendimento, um na Área Insular e outro Área Continental. PAT de São Vicente, SP, oferece 183 novas oportunidades de emprego — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Vicente, no litoral de São Paulo, conta com 183 novas oportunidades de emprego para diferentes cargos. São 150 vagas para uma rede de alimentos, que procura atendentes de lanchonete, auxiliares […]

today18 de julho de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%