G1 Santos

Travessia de balsas entre Bertioga e Guarujá está paralisada há um mês

today12 de julho de 2022 11

Fundo
share close

DH afirma que liberação parcial do acesso dos motoristas será feita assim que o flutuante engolido pela maré for removido e passar nova análise da estrutura.



População está há um mês sem poder utilizar a travessia entre Guarujá e Bertioga

População está há um mês sem poder utilizar a travessia entre Guarujá e Bertioga

O serviço de travessia de balsas entre Bertioga e Guarujá, no litoral de São Paulo, está paralisado há um mês. O flutuante foi engolido pela força da maré no dia 12 de junho. Em contato com o Departamento Hidroviário (DH) nesta terça-feira (12), o órgão informou que a retirada do flutuante de cerca de 70 toneladas do fundo do mar deve acontecer nesta semana, e que os apoios para encaixar o flutuante no píer da balsa já foram preparados pelos técnicos. Os testes para avaliar o encaixe do flutuante serão feitos com a liberação parcial do acesso dos veículos.

Segundo o DH, além da remoção do flutuante submerso, a travessia também terá um novo atracadouro. O equipamento foi reformado no estaleiro em Guarujá [lugar onde se constroem ou reparam navios] dentro do programa de melhorias, implantado em 2019 pela Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo.

A nova estrutura recebeu um investimento de R$ 3,8 milhões e será anexada à ponte de acesso às balsas. O DH explicou em nota que o atracadouro já estava sendo reformado antes do incidente.

Vídeo mostra flutuante da balsa entre Guarujá e Bertioga afundando momento antes de veículos passarem — Foto: Reprodução

O flutuante submerso será preso ao novo atracadouro, após ser removido do fundo do mar. De acordo com o DH, o equipamento será içado nesta quinta-feira (14). Após o içamento do flutuante será realizada uma nova análise da estrutura. Se ficar constado que não houve dano estrutural, ele será preso e poderá ser fixado ao atracadouro, e a obra será finalizada.

Os técnicos do Departamento e mergulhadores iniciaram na última quarta-feira (6) o preparo dos apoios para encaixar o flutuante no píer da balsa, assim que ele for retirado da água. O DH ressalta que os testes para avaliar o encaixe do flutuante serão feitos com a liberação parcial do acesso dos motoristas, priorizando a segurança de todo o sistema.

DH iniciou, na manhã desta sexta-feira (1), o transporte do novo flutuante que será instalado na travessia de balsas entre Bertioga e Guarujá — Foto: Divulgação

Sobre a paralisação já completar um mês, o Departamento ressaltou que foram necessários ajustes em questões legais antes de iniciar as obras. “Neste período, antes de assinar o contrato para obra emergencial, o DH teve de seguir uma série de procedimentos legais. Além disso, o DH precisou realizar uma análise completa da estrutura, que contou com uma equipe de engenheiros e mergulhadores”, explicou.

Um vídeo obtido pelo g1 mostra o momento exato em que o flutuante da balsa é engolido pela maré alta instantes antes dos carros passarem pelo local (veja o vídeo abaixo). O equipamento se rompeu por conta da força da maré no dia 12 de junho. O DH ressalta que ninguém se feriu com a quebra da estrutura.

Vídeo mostra flutuante da balsa entre Guarujá e Bertioga afundando

Vídeo mostra flutuante da balsa entre Guarujá e Bertioga afundando

Nas imagens de câmeras de monitoramento é possível ver que assim que a balsa finaliza a manobra para atracar, o flutuante afunda completamente, fazendo o atracadouro inclinar e impossibilitando a travessia dos veículos que estavam na balsa.

O local é considerado um dos principais acessos entre as duas cidades litorâneas. A sugestão é que os motoristas utilizem rotas alternativas para chegar ao destino, como a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055).

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-pedido-da-prefeitura,-estado-inicia-revitalizacao-completa-da-marginal-da-rodovia

Prefeitura de Guarujá

A pedido da Prefeitura, Estado inicia revitalização completa da Marginal da Rodovia

Na próxima segunda-feira (18), começam a ser realizados serviços de drenagem e pavimentação, guias e sarjetas em 3,4 km de extensão. Governo do Estado agiu após insistentes pedidos do Município Uma antiga dor de cabeça para usuários da Marginal da Rodivia Cônego Domenico Rangoni, a grande maioria caminhoneiros que acessam terminais retroportuários de Guarujá, está perto do fim: o Governo do Estado assume, a partir da próxima segunda-feira (18), as […]

today12 de julho de 2022 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%